Nos últimos dias vem correndo, nas redes sociais, o compartilhamento de um Documento da Diretoria Regional de Saúde – DRSIII propondo novo lockdown, desta feita com características regionais, inclusive com fechamento de supermercados e indústrias, no período de 30/03 a 08/04.
A veiculação desta nota gerou intenso desconforto entre os empresários, principalmente Araraquara que entrou num modelo mais rígido de restrição (lockdown), retornando alguns dias depois para a fase vermelha. Como vários municípios da DRS III vivem dificuldades no enfrentamento da pandemia foi sugerida a elaboração e discussão em reunião dos prefeitos da região deste lockdown.
Nesta quinta-feira (25) com o crescimento da polêmica, o titular da Diretoria Regional Central – Secretaria Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Fernando Medeiros Carnevale, tomou a iniciativa de explicar o ocorrido: “Conforme diz o próprio cabeçalho do documento, tratou-se de simples proposta, que acabou não acatada pelos Prefeitos da Região”. O encontro dos prefeitos aconteceu nesta quarta-feira, mas de imediato a ideia foi abortada pelos municípios já sufocados pela crise econômica.
Segundo Carnevale, durante as reuniões da Diretoria Regional de Saúde – DRSIII é bastante comum o envio de planos para discussões junto das demais lideranças e dos especialistas, buscando sempre a cooperação e o alinhamento de ideias. Acontece que o documento vazou e foi parar nas redes sociais, como uma situação já definida.
No documento endereçado nesta quinta por Carnevale ao RCIA ele é taxativo: “Reforçamos nosso compromisso com a saúde como bem mais precioso e pedimos a população que não se desespere e nem corra aos supermercados, pois eles continuarão abertos, respeitando o Plano São Paulo. Quaisquer alterações nas medidas restritivas serão devidamente comunicadas pelos portais oficiais. Mantenhamos os cuidados com o distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel”.
O DOCUMENTO QUE OS PREFEITOS DERAM CONTRA