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Pedagogia Unesp Araraquara: tradição na formação de educadores completa 65 anos

Curso de graduação se destaca por promover intersecção entre teoria e prática, sendo esse engajamento com o ensino público uma forma de reforçar o compromisso social e ético da Universidade, além de enriquecer o currículo dos discentes, preparando-os para enfrentar a diversidade e os desafios reais do ambiente escolar.

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O Centro Acadêmico de Pedagogia da FCLAr

Em 2024, o curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp, em Araraquara, celebra 65 anos de fundação, consolidando-se como uma referência na formação de educadores no Brasil. Com um total de 85 vagas distribuídas entre os períodos vespertino e noturno, o programa, além da tradição, se destaca por fomentar teoria e prática de maneira complementar. 

“Nosso objetivo não é apenas formar técnicos com conhecimento especializado, mas capacitar os graduandos a entenderem criticamente o contexto educacional, permitindo que ajustem suas práticas para garantir aos alunos uma base sólida de conhecimentos”, destaca Tatiana Noronha, professora da FCL e coordenadora do curso.

Um dos grandes diferenciais do curso de Pedagogia da FCL é a composição diversificada do corpo docente. Além dos pedagogos, que constituem a maioria, a equipe também é composta por psicólogos, historiadores, cientistas sociais e filósofos. Essa diversidade enriquece o currículo e proporciona aos alunos uma visão ampla e interdisciplinar da educação, preparando-os para enfrentar os desafios do campo educacional com uma base sólida e multifacetada.

O aprendizado em conjunto

Victor Santi, presidente do Centro Acadêmico do curso de Pedagogia, destaca que os docentes da FCL são abertos ao diálogo e altamente engajados e solícitos. “Essa interação favorece a melhoria contínua do curso”, afirma.

Para Fabiana Silva Fernandes, egressa da turma de 1996, a formação obtida durante os anos em que fez a graduação e a pós-graduação na FCL foram essenciais para sua carreira. Atualmente, como pesquisadora na Fundação Carlos Chagas e editora da revista “Avaliação Educacional”, ela diz que é frequentemente elogiada quanto à escrita e a capacidade analítica.  

“Durante a graduação, as disciplinas fundamentais como história da educação, sociologia e psicologia da educação me marcaram profundamente. Também participei do programa especial de treinamento (PET), o que me proporcionou experiências enriquecedoras em pesquisa acadêmica e contato com políticas educacionais”, conta.

BASE INTEGRAL PARA A CARREIRA PEDAGÓGICA

As disciplinas iniciais oferecidas no curso, que tem duração de quatro anos, focam em áreas essenciais para a atuação do pedagogo, como psicologia educacional, didática, gestão escolar e educação inclusiva. Além disso, os docentes do curso estão sempre atentos às novas demandas educacionais. 

Um dos cursos mais conceituados da Unesp

“Integrando a formação teórica às atividades práticas, realizamos recentemente a curricularização da extensão na graduação, permitindo uma experiência educacional completa e contextualizada”, explica Tatiana. Dessa forma, desde o primeiro ano, os alunos podem participar do programa de reforço escolar, implementado em diversas instituições de ensino na região de Araraquara. 

Parte crucial da formação é a realização de 450 horas de estágio obrigatório e supervisionado, preferencialmente em escolas públicas. Segundo a coordenadora do curso, esse engajamento com o ensino público reforça o compromisso social e ético da Universidade, além de enriquecer o currículo dos discentes, preparando-os para enfrentar a diversidade e os desafios reais do ambiente escolar.

O curso também oferece diversas oportunidades para aqueles interessados na carreira acadêmica, como o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o PET (

Além disso, os alunos podem participar de projetos desenvolvidos pelos docentes, muitos dos quais oferecem bolsas por meio de editais da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da própria Unesp.

Jordana Souza Aguiar, de 21 anos, é membro do Centro Acadêmico e está no último ano da graduação em Pedagogia. Atualmente, ela é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Curso de graduação se destaca por promover intersecção entre teoria e prática, sendo esse engajamento com o ensino público uma forma de reforçar o compromisso social e ético da Universidade, além de enriquecer o currículo dos discentes, preparando-os para enfrentar a diversidade e os desafios reais do ambiente escolar.
65 anos depois o curso ainda mantém seu alto padrão de ensino

“O curso nos prepara muito bem como futuros educadores e oferece diversas oportunidades para expandir nosso currículo. Uma delas é o projeto de iniciação científica que estou envolvida, focado em um tema atual e crucial: a educação especial. Essa experiência não só me capacitou para lidar com essa questão em sala de aula, mas também me preparou para buscar um mestrado”, explica a aluna.

Palestras, semanas acadêmicas e outros eventos enriquecem a experiência dos estudantes, proporcionando um ambiente dinâmico e propício para discussões sobre temas de suma importância, como educação antirracista, igualdade de gênero e violência escolar.

Além disso, o laboratório de estudos pedagógicos da instituição é um recurso valioso, fornecendo materiais e ferramentas pedagógicas de ponta para a prática docente. A FCL em Araraquara também possibilita que os graduados continuem sua formação com mestrados profissionais ou acadêmicos e doutorado.

“O ponto forte do nosso curso é preparar tanto quem deseja atuar diretamente em escolas quanto aqueles que buscam se especializar em pesquisas, o que resulta em uma alta taxa de empregabilidade para nossos alunos. No quarto ano, aproximadamente 90% dos estudantes já estão vinculados a alguma escola ou passando por processos de seleção. Com frequência, os alunos aprovados em concursos sentem urgência em se formar para apresentar o diploma”, finaliza a coordenadora do curso.