Home Destaques

Pesquisa de empresa fraudulenta tumultua processo eleitoral em Américo Brasiliense

Com pesquisas suspensas em cerca de 15 municípios brasileiros a empresa AR7 Pesquisas Inteligentes LTDA divulgou em alguns portais de notícias da região de Araraquara, resultados distorcidos com o claro objetivo de confundir a opinião pública e ter como alvo, a obtenção de benefícios. Três dias depois as publicações foram removidas tendo em vista a atividade fraudulenta da AR7.

0
A empresa AR7 Pesquisa Inteligentes LTDA, não existe no local de registro, na cidade de Santa Barbara D’Oeste – São Paulo, publicou o jornalista Domingos Costa

Uma pesquisa eleitoral, registrada no Tribunal Regional Eleitoral elaborada pela empresa AR7 Pesquisas Inteligentes LTDA, apresentando sinais evidentes de fraude e aparência tendenciosa está sendo retirada das páginas de alguns portais de notícias, após veiculação que causou indignação aos eleitores de Américo Brasiliense. Apontada como empresa fantasma a AR7 está registrada em nome de Augusto da Silva Rocha e localizada em Santa Bárbara D’Oeste, Estado de São Paulo e embora tenha 9 meses de atividades já é considerada campeã de fraudes.

Em Américo Brasiliense a empresa contratada para executar a pesquisa, além de distorcer tecnicamente o processo eleitoral e criar indignação entre os candidatos, causou desrespeito ao eleitor e à forma democrática que o município busca estabelecer para dar legitimidade à vontade da população.

Em Araraquara, após publicar a pesquisa da AR7, o Portal Araraquara24 horas decidiu extrair das suas páginas o resultado em que o candidato a prefeito José Roberto (MDB) aparecia em primeiro lugar. Segundo consta, ele próprio se considerou surpreso com a pesquisa e para os eleitores havia claramente um apontamento tendencioso visando beneficiar algum dos postulantes.

O Araraquara24 Horas mostrando sua lisura chegou a publicar uma nota de esclarecimento: “Em um gesto de compromisso com a verdade e a transparência, o portal Araraquara24Horas decidiu remover de seu site e de todas as suas plataformas digitais uma pesquisa eleitoral conduzida pela empresa AR7 Pesquisa Inteligentes LTDA, após a constatação de irregularidades envolvendo a instituição. A AR7, que já havia sido alvo de questionamentos anteriores, teve mais de 12 pesquisas suspensas pela Justiça Eleitoral, reforçando problemas recorrentes em sua atuação. A pesquisa em questão, na qual o candidato Zé Roberto liderava com 33% das intenções de voto, foi retirada após novas evidências revelarem falhas no processo de coleta e divulgação dos dados, colocando em dúvida a confiabilidade dos resultados. De acordo com fontes, essas irregularidades não representam um episódio isolado, já que a AR7 possui um histórico preocupante de suspensões e questionamentos jurídicos por parte das autoridades eleitorais.”

No final do texto, o veículo assegura que “ao remover a matéria, o portal reforça seu compromisso em garantir que seus leitores recebam informações confiáveis e de qualidade, especialmente em um contexto onde a verdade e a integridade são fundamentais para o processo eleitoral e democrático.”

PESQUISA FEITA POR OUTRA EMPRESA ESPELHA NOVO RESULTADO

De acordo com a mais recente pesquisa eleitoral, Terezinha Viveiros (Republicanos) desponta como favorita na corrida pela Prefeitura de Américo Brasiliense, liderando com 27% das intenções de voto. Logo atrás, em segundo lugar, está Alemão (PT), com 16%, consolidando-se hoje como seu principal adversário.

Na terceira posição aparece Ivani Belinelli (União Brasil), que alcança 11% das preferências, seguida de perto por Zé Roberto (PL), com 10%. Já Ismael Silva (Cidadania) conta com 5% da intenção de voto, completando o quadro dos concorrentes.

A pesquisa em questão foi divulgada pela MR Comunicações Internet e Marketing e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o n° TRE: SP-03671/2024, em 26/09/2024.