Início Destaques

Pesquisa encomendada pelo RCIA aponta Edinho com 40% das intenções de voto

Na primeira análise sobre o comportamento dos eleitores e dos candidatos a prefeito em Araraquara nas eleições de 2020 nossos analistas focam a tendência do voto espontâneo e voto estimulado, além do nível de satisfação de vida da população em relação ao ano passado.

15264
Tendências estão próximas da realidade vivenciada nas eleições de 2016, quando obteve 41% dos votos

Se as eleições fossem hoje pelo menos 38% dos eleitores de Araraquara votariam no candidato Edinho Silva, do PT, para prefeito de Araraquara. Quando são apresentados os nomes dos candidatos, o que seria uma pesquisa estimulada, esse percentual sobe para 40%. Neste cenário ele seria reeleito e governaria o município de Araraquara por mais quatro anos.

O percentual foi extraído da pesquisa encomendada pelo Portal RCIA junto à empresa Engracia Garcia, sediada em Ribeirão Preto e realizada em seis regiões da cidade abrangendo cerca de 140 bairros. Segundo os organizadores a coleta de dados foi feita nos dias 16, 17 e 18 (final de semana) com 400 entrevistados e registrada sob o número 06573/2020 no Tribunal Regional Eleitoral. Sua metodologia está à disposição dos interessados.

A pesquisa foi trabalhada sob a forma de coleta de informações para medir e analisar o comportamento dos nove candidatos assim identificados nos questionários: Célio Peliciari, Coronel Adalberto, Dr. Lapena, Edinho Silva, Fernando Fraga, Nino Mengatti, Professor Coca Ferraz, Rodrigo Ribeiro e Tiago Pires. Outros dois quesitos foram apontados para fechamento da amostragem: nulos/brancos e não sabe.

Na sua linha de objetivos a pesquisa obteve informações sobre: a intenção de voto espontâneo para prefeito de Araraquara; intenção de voto estimulado; rejeição de voto, avaliação da administração federal, estadual e municipal. Também faz um cruzamento dos dados por sexo, faixa etária, escolaridade e renda familiar.

Uma das iondagações desta estatística na abertura foi saber dos entrevistados “qual seria o nível de satisfação da sua vida em relação ao ano passado”.  Pelo menos 60% responderam que está igual a 2019, já 21% considerou estar pior, 19% melhor, totalizando 100%. A pergunta foi feita para análise sobre o impacto da pandemia na vida das pessoas.

NÚMEROS SOBRE A TENDÊNCIA DO VOTO

Com 38% das intenções de voto num universo de 400 entrevistados, o candidato Edinho Silva, da Coligação Cuidando de Araraquara lidera no voto espontâneo; aparece em segundo lugar o professor Coca Ferraz (Coligação Sol) com 11% e depois o Doutor Lapena com 8%. Coronel Adalberto (Coligação Segurança Para Mudar), tem um índice de 3% e Rodrigo Ribeiro, 1%. Os demais não pontuaram; 30% ainda não sabem em quem votar e 9% garantem que vão anular o voto.

Já em relação ao voto estimulado, considerado item 03 do questionário, Edinho sobe para 40%, Coca Ferraz permanece nos 11% e o Doutor Lapena em 9%, o mesmo ocorrendo com o Coronel Adalberto (3%) e Rodrigo Ribeiro (1%). Neste disco (I) 27% não sabem em quem votar e 9% insistem em dizer que anularão o voto.

O nível de confiança da pesquisa ora apresentada, permitindo análises dos dados obtidos, é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada, considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Os itens abordados na pesquisa e destacados acima serão apresentados e analisados em nossas próximas edições para uma leitura mais ampla do cenário eleitoral em Araraquara.

Nota da Redação: O RCIA autoriza a divulgação de forma parcial ou total dos dados e gráficos que envolvem a pesquisa em questão.