Home Destaques

Piracema chega ao fim nesta quinta-feira, mas Polícia Ambiental promete ficar de olho

Piracema chega ao fim na próxima quinta-feira (29) e volta a ser permitida a pesca de peixes nativos; algumas regras se mantém.

1
Mesmo com o fim da Piracema, uma série de regras permanecem e devem ser observadas

A Piracema chega ao fim. A interrupção da pesca de peixes nativos aconteceu em 1º de novembro de 2023, pausa fundamental para a preservação e perpetuação da fauna aquática.

Durante o período do defeso da Piracema, o Policiamento Ambiental desenvolveu várias operações nos principais mananciais de toda a extensão da área de abrangência do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, nas regiões norte e noroeste do estado de São Paulo.

Mesmo com o fim da Piracema, uma série de regras permanecem e devem ser observadas pelos pescadores para que se propague a cultura da pesca consciente, respeitando o tamanho mínimo de captura de cada espécie, os locais permitidos e proibidos pela legislação, petrechos permitidos para captura e, principalmente, a cota permitida por pescador amador.

A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo, sendo  uma importante estratégia reprodutiva. A palavra piracema vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome, porque, todos os anos, algumas espécies de peixes nadam rio acima em busca de locais adequados para reprodução e alimentação.