Início Destaques

PM Ambiental apreende e resgata mais de 680 animais durante operação

No total, 1.308 policiais ambientais foram envolvidos nas ações que abrangeu Araraquara e região

107
Pássaros foram apreendidos em operação

A Polícia Militar Ambiental apreendeu, nesta terça-feira (15), em Matão, 53 aves silvestres que viviam em cativeiros e não possuíam autorização do Ibama. A operação, chamada de “Força Ambiental” ocorreu em todo o Estado de São Paulo com o objetivo de combater o tráfico de aves silvestres.

Em Matão, 18 policiais militares participaram da operação em diversos bairros da cidade. Ao todo, 22 boletins de ocorrência foram registrados, 24 pessoas foram averiguadas pelas equipes e 13 multas aplicadas. No total, o valor dessas autuações chega a R$ 35.500,00. De acordo com a polícia, as aves foram soltas, posteriormente, em um local seguro.

Esta operação também aconteceu em outros municípios da área de atuação da 4ª Cia do 4º Batalhão Ambiental, que abrange cidades referência, como Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara e Matão, num total de 52 municípios. Em dois dias de trabalho, foram 213 aves recolhidas, 60 multas aplicadas, 101 pessoas averiguadas e R$ 112.500 mil em multas.

OPERAÇÃO COMPLETA

A Polícia Militar Ambiental finalizou a Operação Força Ambiental com 684 animais apreendidos e resgatados, além de nove pessoas detidas em flagrante e 14 armas de fogo recolhidas. Também foram vistoriados 628 veículos e 47 embarcações, das quais duas foram apreendidas.

A Operação Força Ambiental, mobilizou 1.308 policiais militares ambientais, com apoio de 480 viaturas terrestres e náuticas, resultando em 1,2 mil pessoas abordadas até ontem (15).

“Entre as ações de destaque da operação estão a apreensão de arma e munições de calibre restrito e um flagrante de loteamento clandestino em área de manancial. Também ocorreram ações contra o tráfico, a caça e o cativeiro ilegal da fauna silvestre, o combate ao desmatamento, queimadas e mineração clandestina”, informou a Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo.