Na primeira ocorrência, uma viatura estava em patrulhamento quando recebeu um chamado informando uma tentativa de roubo na Rua Nove de Julho (Rua 2).
Chegando ao local, uma testemunha relatou que três homens tentaram roubar um carro estacionado em frente à uma farmácia. Apesar da investida do trio, o motorista ligou o carro e conseguiu escapar.
Com as características dos bandidos, os policiais iniciaram diligência pelo entorno. Nesse momento, um novo chamado do Centro de Operações da Polícia Militar informava um roubo na Rua São Bento.
Os policiais rapidamente fizeram contato com as vítimas, duas mulheres, uma de 26 e a outra de 29 anos. Elas relataram que foram abordadas por três ladrões armados que levaram seus celulares e fugiram a pé.
Com a descrição dos criminosos, que coincidia com a dos elementos da tentativa de roubo ao veículo, a polícia conseguiu deter um dos elementos foi detido nas proximidades do Terminal Central de Integração (TCI).
O homem estava com um dos celulares roubados. Questionado, acabou confessando o crime, mas negou conhecer os outros elementos.
Os outros dois meliantes foram detidos posteriormente na Praça Jardim Primavera (cruzamento da Avenida Bento de Abreu com a Rua Nove de Julho).
Eles foram revistados e nada de ilícito foi encontrado. O outro celular roubado não foi encontrado. Os três foram reconhecidos pelas vítimas e receberam voz de prisão em flagrante.
Após o registro da ocorrência no Plantão Policial, eles foram encaminhados à Cadeia Pública de Santa Ernestina.