Home Destaques

Polícia Ambiental aperta cerco contra aves nativas mantidas em cativeiro

Um canário da terra e um coleirinho papa-capim estavam sendo mantidos em cativeiro; pássaros foram apreendidos e soltos em seu habitat

86
Polícia Ambiental dá liberdade aos pássaros em Araraquara

Nesta quarta-feira (16), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Araraquara, durante atendimento de denúncia referente a aves mantidas em cativeiro irregularmente, após diligência em uma residência no Jardim Santa Clara, constatou a presença de duas aves nativas em cativeiro.

De acordo com boletim elaborado os pássaros – 01 canário da terra e 01 coleirinho papa capim -, sem sinais de maus tratos foram apreendidos.

Indagado pelos policiais, o envolvido declarou que aprecia o canto das aves e que as capturou recentemente. Disse ainda que não é criador amadorista de passeriformes.

Diante dos fatos foi elaborado em desfavor do envolvido, o Auto de Infração Ambiental com multa simples no valor de R$ 1.000,00, incorrendo no artigo 25, parágrafo 3°inciso III da Resolução SIMA nº 05/21.

As aves foram aprendidas e soltas no habitat natural por estarem em estado bravio e as gaiolas destruídas. Penalmente incorreu artigo 29, parágrafo 1°, inciso III (ave em cativeiro) da lei federal nº 9605/98.

Os pássaros apeendidos e depois soltos em seu habitat