
Uma carga milionária de defensivos agrícolas foi apreendida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Polícia Civil nesta terça-feira (12), numa operação que contou com a participação de agentes policiais de Valentim Gentil e Votuporanga. Os produtos permanecem guardados – agora com segurança da Polícia Civil e segundo consta a carga roubada em fevereiro estaria avaliada em R$ 1 milhão.
Toda essa ação que se desencadeou de ontem para hoje (quarta-feira) foi em três cidades: Valentim Gentil, região de São José do Rio Preto, Limeira e Araraquara. Em nossa cidade estariam os produtos armazenados e em Limeira, a base de um dos receptadores.
O setor de investigações identificou que os produtos teriam saído de uma carga de um caminhão que transitava pela Rodovia Euclides da Cunha, com o suposto envolvimento de policiais, daí uma ação conjunta de três cidades.

Com ordem judicial a DIG e os agentes que vieram das outras cidades conseguiram acesso ao barracão em nossa cidade e isso permitiu arrombar a porta do prédio e encontrar centenas de galões de defensivos agrícolas. Araraquara favorecia a instalação da sua base de apoio dada à localização geográfica na região central.
Embora tenha entrado no barracão nenhum suspeito foi preso desde o início da operação nesta terça-feira; provavelmente o aluguel do prédio também estaria em nome de um laranja. A partir de agora as investigações deverão seguir caminhos mais consistentes.
COMO FOI QUE COMEÇOU
O roubo teria ocorrido no início do mês de fevereiro quando foram subtraídos defensivo agrícola Malathion CCAB 1170 UL, sendo o total 1071 galões de 20 litros de defensivos. O valor da mercadoria foi estimado em aproximadamente R$1 milhão.
Após diversas diligências investigativas, a Justiça de Votuporanga emitiu mandados de busca e apreensão na casa de um investigado, residente naquele município, sendo localizados vários documentos que indicavam sua participação no crime. A partir daí foi realizada busca nos locais em que os produtos poderiam estar escondidos envolvendo diversas cidades da região de Piracicaba, uma delas, Limeira.
Durante o cumprimento das diligências, apurou-se que a carga estaria oculta em um barracão em Araraquara. De imediato, os policiais vieram para Araraquara, unindo-se aos agentes da DIG e com autorização judicial adentraram no barracão, sendo recuperada quase a totalidade de carga. Outra já teria sido negociada com receptadores.
Segundo consta durante a operação em alguns lugares, foram apreendidos celulares, computadores, documentos que comprovam a participação do acusado de Votuporanga nos crimes investigados.