Home Destaques

Polícia Civil apreende carga milionária de defensivos agrícolas em Araraquara

Produtos devem ter sido furtados em várias cidades do interior, no entanto, foi em Valentim Gentil, cidade próxima de São José do Rio Preto que as investigações começaram, passando por Limeira onde reside o receptador. Araraquara armazenava os produtos em um barracão.

446
Imagem do barracão com a carga milionária

Uma carga milionária de defensivos agrícolas foi apreendida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Polícia Civil nesta terça-feira (12), numa operação que contou com a participação de agentes policiais de Valentim Gentil e Votuporanga. Os produtos permanecem guardados – agora com segurança da Polícia Civil e segundo consta a carga roubada em fevereiro estaria avaliada em R$ 1 milhão.

Toda essa ação que se desencadeou de ontem para hoje (quarta-feira) foi em três cidades: Valentim Gentil, região de São José do Rio Preto, Limeira e Araraquara. Em nossa cidade estariam os produtos armazenados e em Limeira, a base de um dos receptadores.

O setor de investigações identificou que os produtos teriam saído de uma carga de um caminhão que transitava pela Rodovia Euclides da Cunha, com o suposto envolvimento de policiais, daí uma ação conjunta de três cidades.

Acesso ao barracão aconteceu nesta terça com ordem judicial

Com ordem judicial a DIG e os agentes que vieram das outras cidades conseguiram acesso ao barracão em nossa cidade e isso permitiu arrombar a porta do prédio e encontrar centenas de galões de defensivos agrícolas. Araraquara favorecia a instalação da sua base de apoio dada à localização geográfica na região central.

Embora tenha entrado no barracão nenhum suspeito foi preso desde o início da operação nesta terça-feira; provavelmente o aluguel do prédio também estaria em nome de um laranja. A partir de agora as investigações deverão seguir caminhos mais consistentes.

COMO FOI QUE COMEÇOU

O roubo teria ocorrido no início do mês de fevereiro quando foram subtraídos defensivo agrícola Malathion CCAB 1170 UL, sendo o total 1071 galões de 20 litros de defensivos. O valor da mercadoria foi estimado em aproximadamente R$1 milhão.

Após diversas diligências investigativas, a Justiça de Votuporanga emitiu mandados de busca e apreensão na casa de um investigado, residente naquele município, sendo localizados vários documentos que indicavam sua participação no crime. A partir daí foi realizada busca nos locais em que os produtos poderiam estar escondidos envolvendo diversas cidades da região de Piracicaba, uma delas, Limeira.

Durante o cumprimento das diligências, apurou-se que a carga estaria oculta em um barracão em Araraquara. De imediato, os policiais vieram para Araraquara, unindo-se aos agentes da DIG e com autorização judicial adentraram no barracão, sendo recuperada quase a totalidade de carga. Outra já teria sido negociada com receptadores.

Segundo consta durante a operação em alguns lugares, foram apreendidos celulares, computadores, documentos que comprovam a participação do acusado de Votuporanga  nos crimes investigados.