Home Destaques

Polícia Civil de Taquaritinga prende mais um suspeito na morte do ex-prefeito Vanderlei Mársico

São três os elementos presos - suspeitos na morte do empresário Vanderlei Mársico, ex-prefeito de Taquaritinga. Um terceiro foi preso em sua casa nesta segunda-feira no bairro São Sebastião. investigações buscam esclarecer as razões do latrocínio.

46
O adolescente que participou do assassinato de Vanderlei Mársico foi levado para esta delegacia em Itapema, no dia 13 de julho

Na tarde desta segunda-feira (01) foi preso no bairro São Sebastião em Taquaritinga, 64 Km de Araraquara, o terceiro envolvido no assassinato do ex-prefeito Vanderlei Mársico, também empresário na área de comunicações, dono da Canal 1. O suposto participante no crime que chocou a região em julho é o terceiro a ser detido pelo setor de investigações da Polícia Civil no município.

Segundo consta o terceiro indivíduo que ainda não teve o seu nome divulgado estava em casa e não reagiu ao mandado de prisão; sua participação no crime foi descoberta pelas impressões digitais deixadas no carro do ex-político. O trabalho foi feito por peritos do Instituto de Criminalística (IC), de Araraquara-SP, sinalizando para a compatibilidade das marcas coletadas no veículo.

Na Mercedes de Mársico, escondida em mata de uma propriedade rural, foram encontradas as digitais do suposto criminoso preso nesta segunda-feira (Foto: O Defensor)

Alguns dias após o crime, um adolescente de 17 anos foi apreendido por suspeita de participação direta no assassinato do ex-prefeito, 73 anos de idade. A operação contou com apoio de outros seis agentes, que se deslocaram até os estados do Paraná e de Santa Catarina para cumprimento da diligência.

O suspeito foi localizado na cidade de Itapema, litoral catarinense, com pouco mais de 75 mil habitantes — a mais de 900 quilômetros de Taquaritinga — e, segundo informações, já estaria próximo da cidade quando foi detido. A equipe policial chegou à região na madrugada de 13 de julho e conduziu o jovem até uma delegacia local para ser ouvido.

De acordo com fontes ligadas à investigação, o adolescente teria confessado envolvimento no crime. A Polícia Civil, no entanto, sempre trabalhou com a possibilidade de identificar e prender outros dois suspeitos, por conta das imagens colhidas em sistema de monitoramento.

Equipe da SIG em Taquaritinga (Foto: O Defensor)

O CRIME

O corpo de Vanderlei Mársico foi encontrado na manhã do dia 10 de julho, em sua residência no centro de Taquaritinga. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima apresentava sinais de violência e tinha os pés amarrados com fios. O ex-prefeito foi localizado por uma funcionária da casa, que acionou as autoridades.

Inicialmente, o caso foi tratado como latrocínio (roubo seguido de morte), mas as investigações também apontam para outra linha: vingança. A motivação exata, no entanto, ainda é mantida sob sigilo para não comprometer o andamento das apurações, pois há suspeita de que teria sido a mando de outra pessoa.

Contra o terceiro suposto envolvido preso nesta segunda-feira (01), de acordo com o delegado Fábio Habib Calazans, já haviam mandados de prisão preventiva, pelo menos dois em aberto, por outros crimes, e também uma condenação em regime fechado.