Início Destaques

Polícia desmonta quadrilha que furtava veículos em Araraquara e região

Itápolis viveu nesta quarta-feira (16) um dia agitado. Policiais Militares conseguiu desmontar uma quadrilha que furtava veículos na região de Araraquara, fazendo o desmonte em suposto sítio de traficante. As peças eram comercializadas em São Paulo.

518
Sítio em Itápolis, onde a quadrilha desmontava os veículos

Policiais Militares em patrulhamento pela Avenida Frei Paulo Luig, em Itápolis, avistaram o veículo Pálio Weekend, placas DJP 3758, de São Paulo, o qual era ocupado por dois indivíduos que ao notarem a presença da viatura demonstraram muito nervosismo.

Durante a abordagem, os ocupantes do veículo se identificaram, sendo solicitados documentos pessoais e também do veículo; foram entregues apenas os documentos pessoais, dizendo não terem CNH e nem documento do veículo. Em vistoria no veículo foram constatados sinais de adulteração no número do motor e indagados de onde vieram e onde estariam ficando, responderam que seriam da cidade de São Paulo.

Os dois afirmaram aos policiais que estariam residindo em um sítio, porém não souberam dizer o que faziam no sítio e indagados sobre a localização do sítio se negaram a indicar dizendo que seria próximo ao distrito de Nova América. Também relataram que no sítio havia apenas uma casa simples e uma Kombi.

Solicitado o apoio do CGP, bem como de uma equipe da polícia civil os policiais começaram a analisar a possível localização do sítio, concluindo-se que poderia ser o sítio que pertencia ou pertence a um traficante que está preso.

Em poder dos dois abordados foram recolhidos dois telefones celulares e logo após foram eles  deixados no Distrito Policial; juntamente com a equipe da polícia civil e o CGP, os policiais que fizeram a abordagem foram ao sítio suspeito e chegando no local  Bairro Lageado foram avistados mais dois indivíduos no quintal. Após a abordagem disseram que estavam apenas cuidando do local.

Um deles relatou que teria maconha na casa para seu uso, sendo localizadas duas porções em sua bolsa e disse também que com o seu parceiro teriam peças de veículos nos galpões. De imediato, foi possível verificar várias ferramentas de mecânico em um dos galpões, bem como várias peças de veículos, partes delas ensacadas; foi possível verificar que ao lado do barracão papéis queimados foram achados ao lado de outros materiais.

As buscas começaram a ser realizadas nas imediações e foi localizado outro barracão com partes de veículos, cortadas, algumas com o número do chassi suprimido e uma das partes ainda ostentava o número do chassi na qual ao ser consultado via Prodesp, constatou ser um veículo GM/Spin, placa BSY, produto de furto em Bariri-SP. Uma ficha de revisão também foi localizada e preenchida com a placa do veículo que após consulta constatou ser de uma caminhonete produto de furto em Borborema.

Barracão para a operação desmanche

Um pedaço de registro de garantia parcialmente queimado ostentando o número do chassi, foi localizado e constatado ser de uma Hilux, furtada em Taquaritinga-SP; uma ordem de serviço emitida pela Santa Emília Veículos na qual consta o número do chassi de uma outra caminhonete Hilux furtada em Araraquara. Outro documento, que é de área azul mostra a placa de veículo furtado em Jaú.

Após longa conversa com os policiais os dois disseram que recebiam a quantia de R$ 700 por veículo desmontado.

Estiveram no local em que a quadrilha provavelmente formada por mais de 30 pessoas, a viatura do Polícia Científica, os peritos Rafael e Rafaela que após realizarem trabalhos de pericia autorizaram a condução do material apreendido para o distrito policial, além naturalmente dos bandidos. Na delegacia foi ratificada a voz de prisão, sendo formalizado o flagrante por receptação, associação criminosa e porte de drogas, permanecendo os quatro indivíduos encarcerados à disposição da justiça.

Segundo as autoridades policiais é provável que o bando que age no interior e comercializa as peças em São Paulo tenha furtado mais de 50 veículos, alguns deles em Araraquara.

Colaboração: FM 104 (Itápolis)