Home Cidade

Políticas Públicas integram capacitação aos novos Guardas Civis Municipais

Foi observada a incidência de ocorrência de agressões às mulheres nos bairros de maior vulnerabilidade social em Araraquara

48
Aspecto da palestra dada por Gabriela Palombo

O ciclo de capacitação para os novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) teve prosseguimento nesta quinta-feira (9) com palestra sobre o atendimento aos casos de “Violência de gêneros e contra a mulher”. A atividade foi realizada em sala anexa ao saguão do Centro Internacional de Convenção, no CEAR.

 Segundo a palestrante e coordenadora Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, Gabriela Palombo, a participação e interação dos novos Guardas Civis Municipais foi produtiva e todos demonstraram interesse pelo tema abordado.

 “Nós fizemos uma exposição do novo protocolo de atendimento às mulheres vítimas de agressões e encaminhamentos ao abrigo de proteção, violência no próprio lar, a postura adequada do agente público na ocorrência e os artigos da Lei Maria da Penha”, resumiu.

Outra questão apontada pela coordenadora é a incidência de ocorrência de agressões às mulheres nos bairros de maior vulnerabilidade social e que estão mapeados pelo programa Territórios em Rede, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

 O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, agradeceu à coordenadora Gabriela Palombo pela contribuição na formação de novos guardas civis municipais e ressaltou a importância da palestra. “Essas palestras são importantes para complementar a grade curricular do curso de formação e, ainda mais, um tema tão importante como o protocolo de atendimento às mulheres vítimas de violência, que trará enorme contribuição para a atuação profissional dos novos guardas civis municipais”, afirmou o secretário.

O Curso de formação dos novos Guardas Civis tem parceria com a Escola Municipal de Governo.