Home Cidade

Por causa do comedouro aves diferentes aparecem no Parque Infantil em Araraquara

Ponto de alimentação das aves começa atrair as primeiras espécies graças ao projeto “Biodiversidade no Parque”

234
Comedouro foi criado para alimentar as aves

O Comedouro para Aves, instalado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade no CER Leonor Mendes de Barros no mês passado, começou a atrair suas primeiras espécies e a despertar a curiosidade das crianças.

De acordo com a Gerência de Áreas de Proteção Ambiente, já foram registradas 07 espécies no Comedouro: sanhaço-cinzento, sanhaço-do-coqueiro, saíra-amarela, sabiá-poca, fim-fim, bem-te-vi, e o Tiê-preto, ave que só tinha sido registrada em fragmentos em áreas rurais.

O gerente de Áreas de Proteção Ambiental, João Henrique Barbosa, afirma que a iniciativa já é considerada um sucesso por conta da frequência dessas espécies de aves. “Esse é só o começo, esperamos mais de 20 espécies frequentem o comedouro nos próximos meses”. Ele reforça que o principal resultado está nas crianças que participam ativamente do projeto, trocando as frutas e acompanhando o comedouro de perto. “Elas têm aprendido sobre as frutas, o formato, o cheiro, as cores, a diferença entre as sementes, além de conhecer frutas diferentes para elas como a fruta-do-conde, carambola, entre outras”.

Passarinhos já se acostumaram com o lugar onde podem se alimentar

A diretora do CER Leonor Mendes de Barros, Sandra Aparecida De Paula Silva, também destaca o sucesso no desenvolvimento do projeto e o envolvimento dos alunos. “Eles têm participado de maneira ativa, fazendo a observação e o acompanhamento das frutas diariamente aos pássaros. Os professores têm trabalhado a importância do meio ambiente, dos pássaros e das frutas que as crianças colocam no comedouro”.

Ela salienta que cada semana é uma turma que faz a troca das frutas e faz o registro das observações. “O professor aproveita para mostrar as frutas, muitas até desconhecidas pelas crianças, mostram as sementes, pois as frutas vêm inteiras e o professor escolhe junto com a turma, faz este trabalho de conscientização dos alimentos também”.

Segundo a diretora, a iniciativa tem auxiliado no aprendizado e desenvolvimento das crianças. “Esta iniciativa tem ajudado a criança a saber da importância do meio ambiente, da preservação da natureza, o respeito, o cuidado e o resultado tem sido muito satisfatório”, concluiu Sandra.

Cabe lembrar que a ação conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação, do Daae, da associação “Amigos do Parque Infantil”, do varejão “Passarinho” e faz parte do projeto “Biodiversidade no Parque”, que visa atrair novas espécies de aves para o local.