Início Destaques

Por causar mau cheiro fabricante do Piracanjuba leva multa da Cetesb em Araraquara

A unidade da Nestlé de Araraquara desde agosto de 2019 passou a ser administrada pelo Laticínios Bela Vista, dono das marcas Piracanjuba e LeiteBom, que tem capacidade de produzir 100 milhões de litros por ano de leite. O mau cheiro vinha do sistema de efluentes da empresa.

377
Bela Vista ocupa antigas instalações da Nestlé em Araraquara

A antiga Nestlé de Araraquara, hoje empresa Laticínio Bela Vista, fabricante de produtos conhecidos no mercado como Piracanjuba sofreu por parte da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) uma multa no valor de 4.800 UFESPs (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que corresponde a R$ 153.456,00.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, José Carlos Porsani, outras penalizações poderão ocorrer se a Piracanjuba não corrigir os problemas que foram apontados e já transformados em uma primeira punição. Os moradores da Vila Renata onde fica a fábrica vinham reclamando de forte mau cheiro naquela região ocasionado pelas atividades da companhia.

No dia 09 de maio uma equipe da Cetesb se deslocou até as cercanias da fábrica confirmando a denúncia feita por moradores. Constatou-se então que o cheiro era provocado através do sistema de tratamento de efluentes industriais. Por ocasião das denúncias, a indústria que ocupa as instalações da antiga Nestlé, chegou a comentar que – sempre seguiu de forma rigorosa as normas ambientais.

Após a multa a Cetesb anunciou que continuará acompanhando as correções exigidas e que também permanecerá atenta ao funcionamento do sistema de tratamento dos detritos ou efluentes industriais.

A Piracanjuba está no topo 10 das marcas mais escolhidas pelos brasileiros em 2020, entre as mais de 290 analisadas na nona edição do ranking Brand Footprint, da Kantar. Liderado no nono ano seguido pela Coca-Cola, tendo a Ypê como vice-líder, o ranking traz a Italac em 3º lugar e a Piracanjuba em 6º, ambas posições conquistadas em 2019 e mantidas entre as 50 marcas mais escolhidas pelos brasileiros no ano passado.