A Força Aérea de Portugal (FAP) recebeu seu segundo KC-390 Millennium em cerimônia nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP) no final da semana passada.
Portugal foi o primeiro cliente após o Brasil a encomendar a aeronave multimissão. Em 2019, o governo português assinou um contrato para receber cinco KC-390, que contam inclusive com componentes fabricados no país europeu.
Como é membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Portugal equipou seus KC-390 com uma plataforma de comunicação da aliança militar.
O novo KC-390 recebeu a designação 26902 e se juntará ao primeiro avião que serve na Base Aérea de Beja desde outubro de 2023.
A segunda entrega do KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa é mais um passo importante no processo de internacionalização da nossa aeronave, que está aumentando seu reconhecimento no mercado, particularmente entre as nações da OTAN”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Com a entrega desta segunda aeronave, vamos acelerar a integração desta capacidade diferenciada na Força Aérea Portuguesa, possibilitando o desenvolvimento de missões operacionais e a preparação de mais tripulantes e técnicos de manutenção para o futuro que se aproxima”, acrescentou o General João Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa.
Segundo a Embraer, desde que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira em setembro de 2019, a atual frota de aeronaves acumula mais de 13.000 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.