Foram visitados, nesta segunda, o trecho da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa) abaixo do Terminal Central de Integração (TCI) e o local do desmoronamento das pistas da Avenida Padre Francisco Salles Colturato (Avenida 36), por onde passa o Ribeirão das Cruzes.
Desde que as fortes chuvas causaram transtornos na cidade, Edinho e secretários estão vistoriando os principais pontos afetados e com danos nas vias públicas, o que também inclui ruas do Parque São Paulo, do Jardim Botânico e do Santa Angelina.
Na Via Expressa sob o TCI, as equipes de diversos setores do Município realizam revisão da rede de esgoto, inspeção das galerias pluviais, recomposição do pavimento asfáltico e dos calçamentos, além de limpeza geral. No período da tarde, uma faixa da pista sentido Centro/Roseiras foi liberada para o tráfego de veículos — a outra pista, Roseiras/Centro, segue interditada.
Estão envolvidos nesse trabalho de inspeção e recuperação do local as secretarias de Obras e Serviços Públicos, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), entre outras equipes.
À tarde, Edinho e secretários se reuniram com os engenheiros cabo PM Heber e cabo PM Dias, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, na Avenida 36. O órgão estadual está colaborando na análise técnica das obras que serão necessárias para que, posteriormente, possa ser feito o orçamento e a captação de recursos para a execução. Os postes de energia elétrica instalados naquele trecho foram substituídos pela CPFL e colocados em local fora de risco.
Edinho destacou que os problemas mais complexos causados pelas chuvas ainda não têm data para serem solucionados — como são os casos, por exemplo, da Avenida 36, da Rua Armando de Salles Oliveira (Santa Angelina), da Rua Nove de Julho (Jardim Botânico) e da Avenida Francisco Martins Caldeira Filho (Parque São Paulo). Procurados pelo prefeito, o Governo do Estado e o Governo Federal se dispuseram a repassar recursos ao Município para essas obras.
“Peço paciência à população de Araraquara. As obras maiores, como da Avenida 36, do Parque São Paulo, da (Rua Armando Salles Oliveira, da Rua Nove de Julho, nós precisamos fazer os estudos de engenharia. Não é simples, chegar lá e fazer. Nós daremos os prazos quando tivermos a dimensão do tamanho da obra que terá que ser feita e o tempo que leva para ser executada. Estamos trabalhando muito para a recuperação da nossa cidade”, afirmou o prefeito em transmissão pelas redes sociais.
Edinho novamente demonstrou solidariedade aos familiares das vítimas da tragédia da Avenida 36. Além disso, também pediu muita força para toda a cidade superar mais esse desafio dos danos causados em vias públicas.
“Uma cidade que venceu uma pandemia, a maior tragédia humanitária da história brasileira, também terá força para superar essa tragédia natural. Em breve, estaremos entregando a cidade de Araraquara em plenas condições de uso, resolvendo os problemas estruturais”, relatou Edinho.
Entre a última quarta-feira (28) e a quinta-feira (29), Araraquara registrou 200 mm de chuvas em 24 horas, sendo 130 mm concentrados em apenas 6 horas — muito acima da previsão de institutos de meteorologia e alertada pela Defesa Civil para chuvas de 140 mm durante quatro dias, de terça (27) a sexta (30). “A cidade foi atingida por uma tromba d’água. É a maior tragédia natural da história de Araraquara, e espero que isso nunca mais se repita”, complementou Edinho.
Estiveram nas visitas desta segunda-feira o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; além de coordenadores, gestores municipais, servidores da Prefeitura e do Daae.