Início Cidade

Prefeitura justifica falta de médicos na rede básica

Devido ao afastamento dos servidores do grupo de risco, já está faltando profissionais na área da Saúde em Araraquara

43

É comum reclamações da população de Araraquara, em relação à falta de médicos nos postos básicos de saúde, mesmo antes da pandemia do coronavírus. Segundo informações de grupos de enfermagem que trabalham com a saúde básica, a dificuldade na contratação de médicos é muito grande, poucos se aventuram a prestar um concurso municipal.

A assessoria de imprensa da Prefeitura divulgou uma nota onde justifica a falta de profissionais da área da saúde em Araraquara. De acordo com a Prefeitura, a decisão da justiça em afastar do trabalho os profissionais do grupo de risco da covid-19, ou seja, com mais de 60 anos, está agravando ainda mais a situação.

Nota da Prefeitura

“Por conta de uma decisão da Justiça de Trabalho, provocada pelo Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura foi obrigada a afastar os profissionais da área médica com mais de 60 anos. Isso, obviamente, está gerando a desorganização do sistema público de saúde. Importante dizer que os profissionais “da linha de frente” no combate à Covid-19 já haviam sido afastados. A decisão atinge os profissionais da área médica da saúde básica, que não estão expostos aos riscos de contaminação.

Infelizmente, o quadro é grave, já que estamos diante de uma pandemia, o que dificulta a contratação de profissionais de área médica para reposição, já que eles são disputados por todos os municípios do estado e do Brasil”.