Home Cidade

Prefeitura participa de seminário no Teatro Municipal com foco na construção de boas práticas públicas

Prefeito Lapena e vice Meire Laurindo representaram a cidade em seminário organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e reforçam compromisso com gestão eficiente e transparente

136
Dimas Ramalho, conselheiro do Tribunal de Contas acompanha discurso de Lapena

O prefeito de Araraquara, Dr. Lapena, e a vice-prefeita, Meire Laurindo, participaram nesta quinta-feira (4), do seminário “Controle Externo e Poder Legislativo”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O evento, realizado no Teatro Municipal de Araraquara, reuniu mais de 750 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e servidores públicos de toda a região, com o objetivo de fortalecer o conhecimento técnico das lideranças municipais e aprimorar a gestão pública.

O seminário foi conduzido pelo conselheiro corregedor do TCE-SP, Dimas Ramalho, com a participação da vice-presidente do tribunal, conselheira Cristiana de Castro Moraes, e do conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira. Durante o encontro, foram debatidas práticas de governança, legalidade na aplicação de recursos e a importância do controle externo nas administrações públicas.

Para o prefeito Dr. Lapena, eventos como esse são essenciais para garantir uma gestão eficiente e alinhada às exigências legais. “Estar em constante capacitação é um dever de quem administra a coisa pública. É assim que evitamos desperdícios e asseguramos que cada centavo do contribuinte seja bem aplicado em benefício da população”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual André do Prado, também esteve presente no evento, e destacou o papel fundamental do TCE-SP na orientação das gestões municipais. “A administração pública tem regras e responsabilidades bem definidas. Participar de encontros como este é fundamental para que prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e suas equipes conheçam as diretrizes legais e evitem erros que possam comprometer a gestão e os serviços à população”, declarou.

Durante o seminário, o conselheiro Dimas Ramalho reforçou o compromisso da Corte de Contas em promover uma gestão pública transparente e eficiente: “Nosso papel vai além da fiscalização. Queremos apoiar e orientar os gestores para que as administrações municipais sejam cada vez mais eficazes”.

A conselheira Cristiana de Castro Moraes, vice-presidente do TCE-SP, também destacou a importância da Escola Paulista de Contas Públicas como ferramenta de formação e suporte aos gestores. “A capacitação é a base para boas decisões e para a melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade”.

Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais Thiago Auricchio e Márcia Lia, o presidente da Câmara de Araraquara, Rafael de Angeli, o procurador do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima, e o presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Isaac Antunes, entre outras autoridades.

A participação da Prefeitura de Araraquara no seminário reforça o compromisso da atual gestão com a responsabilidade fiscal, a transparência e a busca por soluções eficientes para melhorar a vida da população.