
As equipes das Secretarias de Obras e Serviços e da Saúde estão realizando os últimos ajustes após a conclusão da obra de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa. Acabamentos, instalação de equipamentos e colocação de mobiliário fazem parte da preparação para a entrega da unidade no dia 21 de janeiro. O retorno das atividades vai proporcionar maior espaço e melhor organização dos atendimentos à população. A capacidade estimada de atendimentos da UPA Central é de aproximadamente em 15 mil pacientes por mês.
A Unidade de Pronto Atendimento funcionará 24 horas por dia, e conta com equipe assistencial multidisciplinar qualificada, composta por médicos (clínicos, pediatras, ortopedista e emergencista), enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e profissionais das demais áreas (administrativo, motoristas, limpeza) que dão suporte aos atendimentos.

Entre os recursos ampliados ou desenvolvidos para a unidade estão: consultórios médicos com equipes de sete a nove médicos por turno, sala de ortopedia e imobilização (gesso), salas de medicação e de sutura, sala de observação, leito de isolamento, equipamentos para realização de eletrocardiograma e radiografia e farmácia. A sala de emergência para adultos, que contava com três leitos, passa a ter cinco leitos.
Já a ala pediátrica, na qual antes havia apenas dois consultórios, agora conta com três salas de atendimento, além de sala de espera e classificação de risco, sala de observação pediátrica com três leitos e uma nova sala com dois leitos de emergência pediátrica.
A UPA também tem serviço odontológico, disponível das 18h às 24h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana e feriados, há atendimento 24 horas por dia.
A UPA Central é referência regional para atendimentos a acidentes com animais peçonhentos, para todas as idades.
Emanuelle Laurenti, secretária municipal da Saúde, avalia a expectativa em relação à reativação desta importante unidade de saúde para o município. “Em Araraquara temos três Unidades de Pronto Atendimento. Além da UPA Central, temos a UPA da Vila Xavier, onde só há atendimentos clínicos para adultos, e a UPA do Valle Verde, onde temos atendimentos clínicos para adultos e a parte da pediatria. Com a estrutura da UPA Central reformada, conseguiremos melhorar a qualidade da assistência prestada à população, e também aos funcionários, que vão trabalhar num espaço mais qualificado e amplo”.













