Home Cidade

Prefeitura recua e mantém trecho tradicional do comércio noturno na Rua Nove de Julho

Ambulantes que trabalham com espetinhos terão vagas exclusivas, que serão instaladas na Praça Santa Cruz. A medida considera a fumaça gerada no preparo dos alimentos, contribuindo para uma melhor organização, segurança e conforto de todos que frequentam a Rua 9 de Julho. Sorteio das vagas será na semana que vem.

113
Vereador Alcindo Sabino representando os ambulantes nas negociações com a Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informou no começo da noite desta quarta-feira (26), através de nota que, após diálogo com o grupo de ambulantes que atuará na venda de alimentos durante o horário especial de Natal, ficou definido que a Rua 9 de Julho será parcialmente fechada entre a Avenida Portugal e a Rua José Bonifácio, no período de 5 a 23 de dezembro, das 18h às 22h.

Na verdade, o dia todo foi marcado por tensão entre os trabalhadores ambulantes da Rua Nove de Julho, que aguardavam, no Espaço Kaparaó, logo cedo – o sorteio das vagas para o comércio noturno de fim de ano. Mas, criou-se uma polêmica pois a Prefeitura decidiu estender o trecho de instalação das barracas por mais três quadras, até a Avenida Dom Pedro, considerada uma área de baixo movimento. A mudança gerou indignação, já que quem fosse sorteado para esse novo trecho teria prejuízo nas vendas justamente no período mais importante do ano.

Durante a reunião, o vereador Alcindo Sabino (PT), que representava os ambulantes, afirmou que o encontro só faria sentido se o governo revisse a decisão. O secretário Gérson da Farmácia chegou a se retirar por alguns minutos, possivelmente para consultar o Executivo, mas retornou informando que o sorteio seguiria como planejado.

Inconformados, os trabalhadores se mobilizaram e foram até a Prefeitura, onde Alcindo, acompanhado de representantes da categoria, conversou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gerson Rosa, no caso o ex-vereador Gérson da Farmácia, recentemente colocado no cargo, que prometeu apresentar uma resposta definitiva às 17h.

No final da tarde, em nova reunião entre o vereador Alcindo, os ambulantes e o governo, desta vez também com a presença do vereador Marcelinho (Progressistas), que se juntou ao movimento, a Prefeitura anunciou o recuo: o comércio noturno será mantido no trecho tradicional, entre as avenidas Portugal e José Bonifácio, como vinha sendo feito nos anos anteriores. A decisão foi comemorada pelos ambulantes, que consideram o período de vendas de dezembro como um verdadeiro 13º salário.

“Juntos, não aceitamos que ocorresse o sorteio e exigimos uma conversa com o governo, que recuou e aceitou as reinvindicações. Esse é o resultado de quando o povo trabalhador se organiza”, destacou Alcindo Sabino. 

Para Marcelinho, o comércio de final de ano da Rua Nove de Julho é uma tradição que precisa ser valorizada. “Pedimos que o prefeito e o secretário atendessem esse pedido dos nossos ambulantes. Isso vai trazer renda para a nossa cidade, reforçando uma tradição que vem de muitos anos e não pode ser quebrada”, salientou.

A mobilização reforçou a importância do diálogo e da participação popular nas decisões que impactam diretamente a economia local. Os vereadores aproveitaram para convidar os trabalhadores para participar da Audiência Pública sobre alterações no Código de Posturas (Lei Complementar nº 18/1997), que acontecerá no dia 1º de dezembro de 2025, às 16h, no Plenário da Câmara Municipal. A audiência pública é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Ambulante, que é composta pelos vereadores Alcindo, Marcelinho e Filipa Brunelli (PT). A presença dos trabalhadores ambulantes e de toda a comunidade será fundamental para o avanço das discussões.

A nota da Prefeitura Municipal diz que – Todos os ambulantes deverão cumprir as normas do Código de Posturas, como: recolher corretamente o lixo, não utilizar mesas, cadeiras ou estruturas fixas no espaço comercial, respeitar as demais regras de convivência. “O cumprimento dessas normas é essencial para manter a boa relação entre comerciantes e vendedores e garantir um ambiente organizado”, revela o documento.

Além disso, os ambulantes que trabalham com espetinhos terão vagas exclusivas, que serão instaladas na Praça Santa Cruz. A medida considera a fumaça gerada no preparo dos alimentos, contribuindo para uma melhor organização, segurança e conforto de todos que frequentam a Rua 9 de Julho.

A nota também antecipa que “a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em conjunto com o setor de Posturas, realizará na próxima semana o sorteio das vagas, que serão distribuídas entre os ambulantes devidamente cadastrados.”