Home Destaques

Prevenção do câncer colorretal:saiba quando realizar a colonoscopia

Especialista explica quando iniciar o exame e quais sinais exigem atenção

3
O gastroenterologista Dr. Jorge Hage Zbeidi

O câncer colorretal é um dos tipos de câncer mais comuns no mundo e a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura. A principal ferramenta para prevenção é a colonoscopia, exame indicado para rastrear alterações no intestino.

De acordo com o gastroenterologista Dr. Jorge Hage Zbeidi, a colonoscopia deve ser realizada a partir dos 45 anos, mesmo na ausência de sintomas. Pacientes com menos de 45 anos devem realizar o exame se apresentarem sinais como fezes afiladas, presença de sangue nas fezes ou alterações no hábito intestinal.

Além disso, pessoas com histórico familiar de câncer colorretal em idade precoce devem começar o rastreamento dez anos antes da idade em que o familiar foi diagnosticado. Por exemplo, se um parente foi diagnosticado aos 43 anos, o exame deve ser iniciado aos 33.

“Detectar precocemente o câncer colorretal aumenta as chances de cura e permite tratamentos menos invasivos. É fundamental estar atento aos sinais e conversar com um médico sobre o momento ideal para realizar a colonoscopia”, destaca o Dr. Jorge Hage Zbeidi.