Home Destaques

Procon vai insistir na fiscalização sobre postos de combustíveis em Araraquara

Alguns postos de combustíveis não respeitaram a data para a prática dos novos reajustes, colocando o aumento um dia antes, após denúncia dos consumidores.

100
Nem todos respeitaram a data correta para aplicação do aumento

Em meio a elevação dos preços dos combustíveis em Araraquara e a prática do reajuste antes do prazo, o Procon realizou uma operação em postos ao receber denúncias de cobranças abusivas do produto.

Pelo menos três postos de combustíveis foram autuados pois mexeram na tabela de preços sem justificativas antes do prazo determinado pela Petrobrás, quer dizer, um dia antes. Essa iniciativa gerou denúncias por parte dos consumidores ao se depararem com o aumento da gasolina e do diesel.

O coordenador do Procon em Araraquara, Rodrigo Martins chegou a comentar que foram feitas várias denúncias nos canais de atendimento pelos consumidores. Levando-se em consideração cupons fiscais que identificavam aumento antes do prazo as penalidades foram aplicadas. A elevação nestes casos, de forma antecipada, seria de fato abusiva.

Outros postos receberam notificação sobre a apresentação de cupons fiscais e se a elevação ocorreu antes do prazo serão autuados, pois não havia ainda uma causa definida. A autuação será feita de acordo com o faturamento do posto, mas ela só será oficializada se for, de fato, constatada a irregularidade.

O Procon de São Paulo já havia comunicado que consumidores que se deparassem com aumento de preços de combustíveis nos postos de gasolina antes da medida entrar em vigor poderiam fazer denúncia e pedir providências aos órgãos públicos. Isso porque o novo reajuste anunciado pela Petrobrás só entraria em vigor na sexta-feira (11).

O reajuste é um reflexo da guerra na Ucrânia que já chega ao bolso do consumidor. A estatal justificou a alta com o aumento da cotação do barril de petróleo no mercado internacional provocado pelo conflito – nesta quinta, o valor do barril superou o patamar de US$ 115. No começo da semana, quase tocou os US$ 140.