Home Cultura e Lazer

Professora da Química Araraquara ganha patrocínio para participar da reunião da ISE na França

Premiação da Elsevier Ltd é concedida a jovens cientistas da área de eletroquímica

101
A docente Juliana Ferreira de Brito, do Instituto de Química Araraquara

A professora Juliana Ferreira de Brito, do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, foi premiada com uma bolsa de viagem para participar da reunião anual da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE, da sigla em inglês), que será realizada entre os dias 3 e 8 de setembro, na França.

A docente foi agraciada com a honraria Elextrochimica Acta Travel Awards for Young Electrochemists, que é oferecida pela Elsevier Ltd a jovens pesquisadores da área de Eletroquímica. Para concorrer ao prêmio, os candidatos devem ser membros da ISE, terem finalizado seu doutorado há menos de seis anos, enviar uma lista com as suas publicações científicas, cartas de apoio, curriculum vitae e um resumo do trabalho que pretende apresentar na Reunião da Sociedade.

A avaliação dos materiais e conteúdos é feita pelos quatro vice-presidentes da ISE. Apenas três pesquisadores de todo o mundo são escolhidos para receber a bolsa, o que demonstra a dificuldade do processo seletivo. “Para mim, é uma grande honra receber esse prêmio. Ser escolhida pela sociedade de eletroquímica como destaque dentre outros tantos jovens pesquisadores brilhantes mundo afora representa muito, principalmente no início da carreira. Será um prazer poder mostrar o meu trabalho no evento e levar o nome da UNESP”, celebra Juliana.

Formada em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), a professora possui mestrado e doutorado na mesma área pelo IQ, com períodos sanduíche na The University of Texas at Arlington, dos Estados Unidos, e na University of Messina, da Itália.

A docente, que também realizou pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), faz parte do Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Contaminantes Emergentes e Radioativos (INCT-DATREM), sediado no IQ. Atualmente a cientista desenvolve pesquisas na área de fotoeletrocatálise para a geração de energia.