Referência em língua portuguesa no mundo, a araraquarense Maria Helena de Moura Neves, professora emérita pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e, atualmente, com 90 anos, é uma das três selecionadas para o Prêmio Ester Sabino, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo para premiar mulheres cientistas de destaque.
A votação das finalistas será feita por meio de um júri popular até às 23h59 do dia 8 de fevereiro. “Clique aqui para apoiar a profª Maria Helena, dedicada à pesquisa em linguística, e que tem uma história de entrega ao ensino da língua portuguesa”, convida o músico e médico Beto Neves, filho da professora.
Natural de Araraquara, a professora Maria Helena de Moura Neves nasceu em 1931. É doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo (USP), livre-docente em Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também édocente da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Desenvolve trabalhos sobre a língua portuguesa: texto e gramática, história da gramática, descrição da língua portuguesa e funcionalismo. Autora de mais de 20 livros, assina outras centenas de obras com outros colegas. (Por Matheus Vieira)