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Projetos da Unesp levam educação financeira para a comunidade em Araraquara

Formação para docentes, game para jovens e oficinas abertas são algumas das ações da FCLAr

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Gestão de dívidas, tomada de decisão adequada, planejamento para o futuro e reserva de emergência são alguns fatores ligados diretamente a uma boa educação financeira. No entanto, em um país com tamanha desigualdade social como o Brasil, os desafios para equilibrar as contas do dia a dia e traçar estratégias para uma vida economicamente saudável se tornam ainda mais complexos, demandando muito estudo, consciência e, por que não, bons aliados. E é justamente esse o papel de alguns projetos da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp, em Araraquara, que, buscando preparar crianças, jovens e adultos para uma gestão mais eficiente do dinheiro, oferecem cursos, oficinas e atividades práticas que contribuem para formar uma sociedade mais informada e resiliente frente às adversidades econômicas.

Uma das iniciativas promovidas pela Faculdade é o “Laboratório de Socialização Financeira”, que é desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa da Infância e da Adolescência Dante Moreira Leite (CENPE), unidade auxiliar da Unesp. O projeto oferece oficinas e práticas educativas gratuitas para os familiares das crianças que são atendidas no Centro, com temas relacionados a orçamento de casa, investimentos, planejamento de aposentadoria, entre outros. Neste semestre, as atividades começaram no último dia 6 de junho e seguirão por todas as quintas-feiras do mês. 

“Esse projeto proporciona a troca de experiências e discute temas financeiros que contribuam com os pais e responsáveis no processo de socialização financeira junto às crianças e adolescentes. Nesse sentido, nós damos orientações e dicas de como falar de dinheiro da maneira mais adequada possível com as crianças sem aquele peso todo. Além disso, nessa atividade trabalhamos com as demandas passadas pelos próprios participantes. A partir das aflições e problemas identificados, criamos conteúdos e oficinas específicas para auxiliá-los”, explica Érika Capelato, professora da FCL e coordenadora dos projetos de Educação Financeira da Unidade. 

Ainda na atividade, os pais recebem um material com orientações e um livro para colorir com 20 figuras, onde cada uma representa uma dica a ser aplicada dentro de casa. Quando os familiares conseguem executá-la, pintam o desenho. “É como se fosse uma missão cumprida. A ideia é que os pais interajam com os filhos dentro do contexto de vida de cada um”, completa a docente. Financiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) da UNESP, o projeto é gratuito e aberto à comunidade. Para participar, os interessados podem entrar em contato através do site do CENPE. 

Roleta, dados e tabuleiro – Compreender conceitos de educação financeira pode não ser algo tão simples para todas as pessoas. Por isso, Érika e seus alunos desenvolveram um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do ensino médio da Escola Estadual Maria Isabel Rodrigues Orso. O projeto, que visa facilitar o aprendizado sobre finanças pessoais desde cedo, apresenta um formato didático e interativo, permitindo que os jovens compreendam conceitos importantes como orçamento, poupança e investimentos a partir de problemas do dia a dia apresentados no game, que teve seu desenvolvimento apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

“É um jogo de perguntas e respostas. Cada grupo que acerta uma questão, avança no caminho do tabuleiro. Eles gostam desses desafios, da competição e de interagir. Ao todo, são 35 perguntas e, a cada tema abordado nelas, aproveitamos para explicar os principais pontos de determinado assunto. O propósito é tornar o aprendizado da educação financeira mais atraente. A primeira versão deste jogo com todas as questões será publicada em um e-book pelo Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) da Unesp. Em breve, uma nova versão do game será apresentada às escolas”, conta a docente.