Home Destaques

PSDB Araraquara participa das prévias para a escolha de candidato a presidência

Filiados e mandatários cadastrados votarão neste domingo (21) para escolher representante do partido nas eleições de 2022

167
Jorge Bedran, presidente do diretório municipal do PSDB

O PSDB realiza neste domingo (21) as prévias para escolha de seu candidato a presidência. O partido tem 44.697 filiados e mandatários cadastrados para participar das prévias. O diretório municipal do PSDB de Araraquara conta com cerca de 60 filiados devidamente cadastrados para participar do evento.

Para Jorge Bedran, presidente municipal da legenda, a posição do diretório municipal é para que os filiados participem intensamente das prévias. “Isso mostra maturidade eleitoral e democrática que poucos partidos têm. O filiado tem total liberdade para votar de acordo com sua livre convicção”, acrescenta.

Bedran se posiciona pessoalmente em favor do nome do atual governador de São Paulo, João Dória “pelo incansável trabalho que ele tem feito pelo Estado de São Paulo, além do que, diante da inércia do presidente da República, foi o único governador que se propôs a conseguir uma vacina para o Brasil. E conseguiu”, avalia Bedran.

Para deputado estadual

Em relação ao representante de Araraquara para disputar uma vaga de deputado estadual no PSDB, ele informa que a questão ainda não foi discutida, “pois nosso foco no momento são as prévias”.

Bedran avalia que a cidade conta com bons candidatos, “como Edna, Rafael e Massafera, mas essa questão ainda não foi discutida com profundidade”, opina e conclui: “Oportunamente faremos esse debate.”

Confira informações sobre as prévias do PSDB

1) Como será a votação?

Haverá votação presencial exclusivamente para os Prefeitos e Vice-Prefeitos; Deputados Estaduais e Distritais; Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais – Grupos I, II e III – com exceção dos vereadores.

Eles participarão de evento em Brasília e poderão votar diretamente nas urnas eletrônicas fornecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral.

Fora de Brasília, poderão votar normalmente pelo aplicativo Prévias PSDB. Os filiados e vereadores votarão, exclusivamente, pelo aplicativo Prévias PSDB, ainda que estejam participando do evento em Brasília.

Atenção! Somente estará autorizado a votar, presencialmente ou online, o filiado de qualquer grupo que estiver cadastrado no aplicativo.

2) Quem pode votar?

Todos aqueles que tenham se filiado ao PSDB até 31 de maio de 2021, conforme a resolução 005/2021 da Presidência CEN-PSDB, referendada por decisão da Comissão Partidária de Prévias e pela resolução 006/2021 da Presidência CEN-PSDB.

3) Como é composto o Colégio Eleitoral?

Serão 4 grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Os grupos terão a seguinte composição:

Grupo I: Filiados
Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos
Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.
Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais.

4) Como é calculado o peso dos votos?

Nos grupos I, II e IV, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores do Grupo e o resultado é multiplicado por 0,25.

No grupo III, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores de cada Subgrupo. Este resultado é multiplicado por 0,125 e, ao final, é feita a soma do resultado de cada Subgrupo.

5) Como é calculado o placar final para cada candidato?

Pela soma dos resultados obtidos por ele em cada grupo. O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos, considerada esta soma (resultado do Grupo I + resultado do Grupo II + resultado do Grupo III + resultado do Grupo IV), será o vencedor das prévias.

6) Haverá segundo turno?

Sim, se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Participarão do segundo turno, no dia 28 de novembro, os dois candidatos mais votados no primeiro.