
Nascido em meio a pandemia e filho pródigo da Revista Comércio, Indústria e Agronegócio, com publicações durante 15 anos consecutivos, o Portal RCIA ARARAQUARA atinge no Dia do Consumidor a marca invejável de 5 milhões de visualizações, representando uma conquista fantástica da sua equipe de profissionais.
Ainda em estudos, o retorno da mídia impressa agora parece se distanciar pois a linguagem da informação tem dado ao nosso novo tipo de leitor, a oportunidade de contestar nossas ideias e debater a informação. Todos participam, ainda que tenhamos pensamento e visão própria sobre a notícia que se transforma na razão do debate alternativo e democrático.
Se hoje atingimos 5 milhões de visualizações, na verdade isso não significa que sejamos os maiores e nem os melhores, diz o jornalista Ivan Roberto Peroni, diretor responsável pelas publicações. “Encontramos agilidade em informar, segurança no que publicamos e a garantia de que o consumidor da notícia está recebendo algo confiável”, completa.
Para ele, o RCIA tem a cada da cidade, se envolvendo no factual mas respeitando os traços e os costumes dos araraquarenses e da população regional: “A tecnologia nos deu a modernidade, mas não tirou dos nossos profissionais a tradição informativa ou opinativa, onde cada editor – de economia, política, esporte, lazer e cultura, cidade, polícia, saúde e beleza – encontra a liberdade de expressão”, acentua.
O RCIA inovou dois anos atrás não apenas a linguagem mas trouxe para suas páginas a sua própria TV com estúdio próprio, uma rádio web com música popular brasileira o tempo todo; reconhece semanalmente os valores e as pessoas da nossa terra, resgata histórias dos que contruiram o progresso da cidade, vive a emoção e a histórica velocidade das motos nos contos de Benê Salvador, busca a história dos grandes clubes amadores, daí sua intenção de preservar a originalidade familiar.