Araraquara é uma das cidades da região que vai perder pelo menos 9 salas de aulas tendo em vista o cumprimento da promessa da reestruturação das escolas estaduais, feita pela Secretaria da Educação. A medida vai atingir também Araras, Conchal, Leme e Pirassununga. A Apeoesp lamenta o fechamento e sinaliza para a superlotação de salas que receberão os alunos transferidos.
A informação passada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) assegura que a readequação da quantidade de alunos ao número de classes é uma prática comum, baseada nas Resoluções SE nº2/2016 e SE nº 62/2018 e que esse processo é realizado de maneira periódica.
A Secretaria Estadual da Educação concorda que acontecerá um redimensionamento de 0,3% das 140 mil classes da rede estadual de ensino, o que representa cerca de 300 salas. Já foram anunciadas as cidades da região que sofrerão o impacto: Araras (15 salas em 09 escolas), Araraquara (09), Conchal (12 salas em 05 escolas), Leme (09 em 04) e Pirassununga (07 classes em 06 escolas). Ainda não foram divulgadas as escolas reestruturadas em Araraquara.
O levantamento preliminar foi feito Sindicato dos Professores e Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), que já sinaliza para o fechamento de 348 salas num total de 31 regiões do estado de São Paulo.
A Secretaria Estadual da Educação salienta que os alunos das classes extintas serão realocados em outras turmas da mesma unidade e do mesmo turno, mantendo a rotina escolar dos estudantes. Outra informação é que não há perdas de aulas para o quadro permanente de professores que darão aulas para classes com 30 alunos em média.