Home Cidade

Rumo monta “operação de guerra” para recolher carga de milho espalhada após acidente com caminhão

Segundo consta o caminhão tentava realizar uma ultrapassagem em uma passagem de nível, na altura da Estação do Ouro, em Araraquara, sendo então atingido por uma composição ferroviária que transportava milho. O veículo foi arrastado por cerca de 200 metros.

175
Estrada de terra que margeia linha férrea foi fechada para facilitar o recolhimento do milho

A concessionária Rumo afirmou nesta sexta-feira (26) que a ferrovia que passa por Araraquara (SP) já está operacional após duas locomotivas e 14 vagões transportando milho descarrilarem na tarde de quinta-feira.

O descarrilamento aconteceu após a composição de trens atingir um caminhão que atravessava a linha férrea. Ninguém se feriu.

Em nota, a Rumo não comentou sobre o tempo que durou a interrupção do tráfego, em função do acidente.

“Equipes técnicas da Rumo trabalharam em conjunto com os órgãos competentes para liberar a via. A circulação de trens já está operacional”, disse a empresa em nota.

O trecho de Araraquara integra a Malha Paulista da Rumo, que se conecta com a Malha Central, importante corredor para transporte de milho do Centro-Oeste para o porto de Santos, o principal ponto de exportação do cereal do país.

Com o descarrilamento os vagões viraram um amontado de ferros retorcidos

O Brasil está no momento no pico de escoamento de milho, após colheita de uma safra recorde. Segundo a Rumo, um caminhão furou a preferencial de uma passagem em nível.

“O motorista avançou a linha férrea no momento em que o trem se aproximava, o maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar a colisão devido à proximidade, o peso e o tamanho da composição”, explicou a companhia.

A concessionária destacou que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial para a passagem de trens. “Atravessar uma passagem em nível sem parar é uma infração gravíssima.”

No começo desta semana a companhia voltou sua atenção para a retirada do produto (milho) que ficou espalhado por uma vasta área em um trecho de quase 100 metros. Para tanto, a Rumo se dispôs a montar verdadeira estratégia de guerra com o uso de máquinas e outros implementos agrícolas, visando minimizar os prejuízos causados com o acidente.