Home Cidade

Santa Casa de Araraquara conquista aumento de teto para leitos de UTI

A instituição obteve a habilitação dos 24 leitos de UTI, passando da classificação Tipo II para Tipo III, após cumprir integralmente todos os requisitos exigidos

52
Hospital já se prepara para comemorar 124 anos em fevereiro de 2026

A Santa Casa de Misericórdia de Araraquara conquistou um aumento no financiamento para atendimentos de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), recebendo nova habilitação dos 24 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que anteriormente era tipo II. Agora passou para o tipo III. Para a conquista da elevação da habilitação são exigidos padrões superiores de complexidade assistencial, estrutura tecnológica e equipe multiprofissional com titulação específica, todos os requisitos já foram atendidos pela instituição.

Através da articulação do ex-prefeito e atual presidente nacional do PT, Edinho Silva, com apoio da ex-secretária municipal de Saúde, Eliana Honain e dos vereadores Paulo Landim (PT); Alcino Sabino (PT) e o Marcão da Saúde (MDB), o Ministério da Saúde autorizou o aumento do teto de repasses à instituição. O hospital agradeceu publicamente aos dirigentes políticos.

Com a nova habilitação, o hospital passa a contar com um repasse adicional de R$ 78.104,16 mensais, repasse mensal a mais do que a instituição já recebe atualmente, totalizando R$ 937.249,92 de acréscimo anual. O novo valor passará a ser inserido no orçamento a partir da 11ª parcela de 2025.

O hospital reforça que a nova habilitação dos leitos de UTI para Tipo III representa um avanço importante para a estrutura assistencial destinada aos pacientes SUS dos 24 municípios atendidos pela instituição, contribuindo diretamente para o fortalecimento do cuidado assistencial em alta complexidade.