
O provedor Jéferson Yashuda, da Santa Casa de Araraquara, participou na semana passada da 34ª edição do Congresso da FEHOSP, em Campinas, evento que reúne lideranças da saúde de todo o país. Desta feita, o tema foi “Integrando Inteligências da Gestão da Saúde”.
O evento contou com o fórum de Controladoria, Finanças, Contabilidade e Custos, onde a Santa Casa de Araraquara foi reconhecida como case de sucesso da Tabela SUS Paulista, conquistando o 1º lugar entre as instituições que mais cresceram na prestação de serviços de saúde no Estado de SP, de acordo com nota especifica emita pelos principais órgãos informativos do País.
“É motivo de muito orgulho ver nossa Santa Casa ser referência. Parabenizo toda a equipe assistencial, médica e administrativa por mais essa conquista! Os avanços nas cirurgias eletivas impactam diretamente na saúde da nossa população SUS”, destacou o provedor Jéferson Yashuda, ao RCIA nesta sexta-feira.
A Tabela SUS Paulista, lembrou o provedor, iniciativa do Governo do Estado, busca fortalecer as instituições de saúde com valores até 5x maiores que a tabela nacional, ampliando o acesso, reduzindo filas e melhorando o atendimento à população.
O congresso contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, e do presidente da FEHOSP, Edson Rogati, entre outras lideranças do setor.

Em 2023 a nova gestão de saúde do Governo do Estado de São Paulo estabeleceu como uma de suas prioridades a organização do sistema de acordo com o processo de regionalização. Em outras palavras, a ideia era fazer um mapeamento da demanda de serviços e oferecer os serviços para atender regiões que unem vários municípios.
Contudo, para de fato avançar com esse conceito, 15, durante o 34º Congresso da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), membros do governo estadual, incluindo o secretário de saúde Eleuses Paiva, apresentaram os resultados da implementação da Tabela SUS Paulista.
No primeiro ano em vigor da Tabela SUS Paulista, foram repassados R$4,3 bilhões a instituições conveniadas ao SUS – 80% a mais dos valores de convênios no ano anterior. Dados mostram que esses valores se reverteram em um crescimento percentual de internações hospitalares de 2023 para 2024 em todas as Redes Regionais de Atenção à Saúde de São Paulo.
Em alta complexidade, caso da própria Santa Casa de Araraquara, o aumento no Estado foi de 14,3%, enquanto as autorizações de internações hospitalares cresceram 7,69%. Os resultados foram comemorados pelo setor como um primeiro passo em direção à regionalização da saúde em São Paulo.