Home Destaques

São Carlos já usa tecnologia que auxilia no enfrentamento de enchentes

Sistema é composto por uma rede de sensores submersos que monitoram o nível de rios e córregos urbanos

158
A equipe é liderada pelo pelo professor Jó Ueyama, do ICMC

Tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) da USP em São Carlos, pode ajudar os municípios a se preparar para o enfrentamento de enchentes. Em São Carlos, a ferramenta já está em uso.

Liderada pelo professor Jó Ueyama, do ICMC, com colaboração de João Porto de Albuquerque, da University of Warwick (Inglaterra), Alexandre Delbem, do ICMC, e dos alunos Sidgley Camargo de Andrade, doutorando no ICMC, Thiago Aparecido Gonçalves da Costa e Lucas Augusto Vieira Brito, mestrandos no instituto, a pesquisa resultou em um sistema que não apenas detecta enchentes e o nível de poluição de rios, como pode avisar a população, via aplicativo de celular, sobre os eventuais riscos.

Gráfico que mostra o aparelho e suas linhas de funcionamento

O sistema é chamado e-Noé e funciona por meio de uma rede de sensores sem fio.

A tecnologia já está em uso nos municípios de Rio do Sul (SC) e em São Carlos (SP). Também está em fase de implantação na cidade de Rio Branco (AC). Em 19 de janeiro, a equipe do CeMEAI esteve reunida com representantes municipais de Lençóis Paulista (SP), que estuda adotar o sistema.

“O interesse de mais uma prefeitura em conhecer a tecnologia nos deixa muito satisfeitos e faremos o que for preciso para encontrar a melhor solução para licenciá-la para a cidade”, comenta Jó Ueyama, coordenador do projeto.

As pesquisas começaram em 2019. Nesta semana a Agência FAPESP comentou em nota que a tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode ajudar os municípios a se preparar para o enfrentamento de enchentes.