Início Destaques

Saúde encerra Outubro Rosa na praça Santa Cruz neste sábado (30)

Último dia da ação que já encaminhou 332 mulheres com mais de 40 anos para exame de mamografia

31
Mulheres foram orientadas sobre a importância do exame de rotina na prevenção do câncer e tratamento precoce

Termina neste sábado (30) a ação Outubro Rosa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Saúde da Mulher (AME), na praça Santa Cruz, com o objetivo de incentivar mulheres com mais de 40 anos a atualizarem o exame de mamografia. Neste sábado, último dia de ação, o atendimento será feito das 9 às 11 horas.

Desde o dia 1 de outubro, 332 mulheres que deixaram de fazer o exame de rotina no último ano ou mais foram encaminhadas para exame no IMA – Instituto Médico de Araraquara, através da iniciativa. Durante todo o mês, em parceria com a Uniara (Universidade de Araraquara), equipes permaneceram na tenda instalada da praça Santa Cruz, de segunda a sábado.

As mulheres foram orientadas sobre a importância do exame de rotina na prevenção do câncer e tratamento precoce e já saíram da praça com a mamografia agendada no IMA, localizado ao lado da maternidade Gota de Leite.

A equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher é responsável pela retirada das mamografias no IMA e convocação as pacientes que tiverem o resultado alterado, para que elas passem por consulta. Os demais exames, sem alteração, são encaminhados para a Atenção Básica do Município.

O Outubro Rosa é celebrado anualmente, para promover o compartilhamento de informações a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero. A meta é aproveitar a data para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e, dessa forma, contribuir para a redução da mortalidade pela doença.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece mamografia em todas as Unidades de Atenção Básica, mas os números revelam que a pandemia de Covid-19 e a exigência de isolamento afastou muitas mulheres do exame de rotina. É muito importante a realização da mamografia, porque o diagnóstico precoce pode salvar vidas.