Uma nova turma de profissionais da região está preparada para atuar na instalação de lavouras de soja, graças à parceria do Sindicato Rural de Araraquara com o Senar. O Brasil está entre os maiores produtores de soja no mundo e quem se capacita encontra um mercado lucrativo.
“Hoje qualquer saco de soja é dinheiro. O preço de um saco se soja hoje, está entre R$ 160 e R$ 170. Então, em uma área total plantada em torno de mil hectares, multiplica-se isso em um saco por hectare e você vai ver no final o valor agregado que esses cursos do Senar-SP trazem. Muitas pessoas não fazem esse cálculo do benefício que o curso acaba oferecendo e sim só dos dias parado do funcionário”, explicou João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar, em entrevista ao Portal RCIA.
O coordenador destaca que o curso é o preparo ideal para que não haja perdas e prejuízos que podem ser evitados. “Tem muito risco quando você não usa a técnica correta, independente se for plantio de soja, milho, cana de açúcar. A semente tem que ser colocada no lugar certo, no momento certo e com a os tratos culturais corretos. Se você erra no plantio todo o resto está comprometido”.
PRESERVAR
Os profissionais crescem em conhecimento e o agronegócio se expande, levando para o campo novidades que permitem cuidar do meio ambiente. “O meio ambiente é uma preocupação nossa, inclusive temos os programas já em desenvolvimento, em alguns assentamentos, como é o caso do tomate orgânico; temos ainda o morango orgânico, a cultura orgânica como um todo, já iniciando esse ano, buscando formar grupos de produtores para trabalhar com essas questões”, afirma João Henrique.
CURSOS
Do plantio ao manejo do maquinário nas fazendas, os cursos do Senar são montados em grades mensais. O produtor que deseja capacitar sua equipe de trabalho deve procurar o Sindicato Rural de Araraquara e informar o curso de sua necessidade. Todo atendimento e realização são gratuitos, havendo no encerramento de cada programa a entrega dos certificados aos alunos.