Home Destaques

Se Marcelo Barbieri fosse candidato perderia para Pedro Tedde, 56% a 31%, aponta enquete RCIA

É muito provável que, doutor Lapena não seja candidato por questões profissionais, como também o PSDB venha apoiar o PT, nas eleições municipais, razões que definem um cenário polarizado de esquerda e direita, ou Bolsonaro e Lula e para quem os olhos do Brasil estariam voltados: a nossa cidade.

3
Pedro Tedde e Eliana Honain devem polarizar a Onda Bolsonarista e governo petista em outubro

Entre o final de 2023 e o começo deste ano alguns nomes já se manifestavam como prováveis pré-candidatos a prefeito nas eleções municipais previstas para o dia 2 de outubro, em Araraquara, quando então o RCIA passou a medir a temperatura do eleitorado.

Assim, nomes de Eliana Honain (PT), Marcelo Barbieri (MDB), Edna Martins (PSDB), Pedro Tedde (Novo), Rafael de Angeli (PSDB), Doutor Lapena (agora no PL) passaram a estar  configurados nos meios jornalísticos e nas redes sociais. O portal criou um formato através da Enquete em suas páginas, colocando um contra o outro na disputa, com todos se enfrentanto.

Números extraídos da raíz do wordpress RCIA

Porém o cenário com o passar do tempo foi se alterando e definindo nomes que se manteriam diante dos acordos que foram surgindo, caso de Marcelo Barbieri que selou o apoio ao PT; Rafael de Angeli, teria desistido da possibilidade de ser candidato a prefeito e concorrer como vereador; Edna Martins já teria caminhado com o PSDB em direção a apoiar Eliana Honain; Doutor Lapena, diante dos problemas de ordem pessoal não seria candidato, restando então dois nomes – Eliana Honain e Pedro Tedde, polarizando Esquerda e Direita.

Como neste momento o cenário está assim configurado vamos realizar nova enquete envolvendo diretamente Eliana Honain e Pedro Tedde, pois o primeiro confronto entre ambos se deu, quando a pré-candidata do PT já estava na estrada acompanhando o prefeito Edinho, seu maior apoiador, em todos os eventos públicos ou não. Naquele momento, Pedro Tedde estava começando a aparecer e o resultado não poderia ser diferente, com um percentual menor de indicações.

Nos últimos 60 dias, Pedro Tedde investiu na sola do sapato, visitando bairros, indústrias, entidades religiosas; Eliana Honain se valeu do acompanhamento do prefeito para fortalecer o apoio. Três meses depois eles voltam a se enfrentar em nova enquete.