Home Destaques

Selmi Dei recebe Plenária Regional do Orçamento Participativo 2023

Reunião que elegerá obra ou programa prioritário da Região 3 acontece nesta segunda-feira (29)

34
OP define em reunião dos moradores as prioridades de cada região da cidade

Nesta segunda-feira (29), às 19h, a Emef Caic Prefeito Rubens Cruz (Av. Bercholina Alves Carvalho Conceição, Jardim Roberto Selmi Dei) receberá a plenária da Região 3 do Orçamento Participativo, que envolve os bairros Jardim Roberto Selmi Dei 2, 3, 4, 5 e 6, Jardim São Rafael, Jardim São Rafael II, Jardim Serra Azul, Condomínio Vereda do Campo, Jardim Boa Vista, Jardim dos Oitis, Jardim Indaiá, Jardim Roberto Selmi Dei 1, Jardim São Francisco, Jardim Veneza, Residencial Monte Carlo, Residencial Reserva do Campo, Residencial Santa Luzia, Veredas do Campo, Jardim Adalberto Roxo 1 e 2, Jardim Boa Vista 2 e Residencial Vista do Horto.

Essa será a segunda Plenária Regional do ano. Na primeira, realizada na última segunda-feira (22), a Região 1 elegeu como prioridade a reforma e ampliação do CER Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso.

Ao todo, serão 11 plenárias onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional. A fase sub-regional do programa apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

Além das plenárias sub-regionais e regionais, OP 2023 conta com sete plenárias temáticas. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No último dia 10, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Na semana passada, a Plenária das Pessoas com Deficiência elegeu a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. As outras temáticas são as Plenárias da Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade.  A última plenária do ano está prevista para 6 de julho.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.