Com a temperatura na casa dos 21° na manhã desta segunda-feira (05), Araraquara de acordo com a Climatempo seguirá com tempo seco e preocupação com doenças advindas pela umidade relativa do ar que atinge 82%.
A região segue sem chuvas, diz o instituto. Com o tempo seco e o céu sem nuvens a temperatura vai continuar subindo no decorrer do dia, podendo atingir 32°, considerada atípica neste período do ano.
A chuva deve retornar aos estados do Sul do Brasil e também ao Mato Grosso do Sul depois do dia 4 de agosto, ingressando primeiramente pelo Rio Grande do Sul e avançando gradativamente até o dia 10 de agosto. Entretanto, a maior parte do Brasil não terá chuva, e o tempo seco predominará, o que é natural para esta época do ano.
Além disso, a umidade relativa do ar seguirá caindo a níveis críticos ao longo dos próximos dias, principalmente nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Norte, que não têm chuva no radar.
O afastamento da massa de ar frio das regiões sul e sudeste do Brasil provoca uma mudança na direção dos ventos, que passam a soprar da faixa norte do país. Esses ventos, naturalmente mais quentes devido à grande extensão territorial do Brasil e ao aporte de calor da faixa central, favorecem a elevação gradual das temperaturas em amplas áreas da faixa sul.
Em Araraquara nesta segunda-feira os ventos sopram em uma velocidade de 2 Km por hora.