Home Cidade

Sem segurança, Cemitério São Bento é o “paraíso” da receptação em Araraquara

Além das placas, os bandidos levam imagens como de Cristo e Nossa Senhora Aparecida para venda em ferro-velho ou troca com entorpecentes

165
Imagens e estátuas em bronze e metal chegam com facilidade aos receptadores

Quem foi ao Cemitério São Bento nesta Sexta-Feira Santa (07) teve uma decepção: uma série de ocorrências envolvendo objetos furtados como estátuas de metal e outros bens que adornavam túmulos. O vereador Flávio Marchese indignado com a ação dos criminosos chegou a fazer uma postagem nas redes sociais.

A invasão de ladrões a cemitérios em Araraquara não é recente, com foco no Cemitério São Bento, o mais antigo da cidade e que abriga cerca de 120 mil mortos. Os ladrões roubam objetos de valor em alguns túmulos.

Os ataques são geralmente durante a madrugada, e os bandidos roubam floreiras, bustos, portas e outros objetos feitos em mármore, bronze, latão e alumínio. Até alças de caixão chegaram a ser levadas pelas quadrilhas que desovam peças de enfeite nos depósitos de ferro-velho.

Peças separadas e ensacadas, prontas para a comercialização

Na semana passada os marginais retiraram inúmeras peças e as deixaram amontoadas, aguardando o momento da retirada. Outras, contudo foram levadas ocasionando prejuízos as pessoas que tem seus entes queridos sepultados no local. Em alguns casos, comentou um visitante são chamados os policiais ou a guarda municipal para a elaboração de boletim de ocorrência.

Mas, diante do acumulo de registros a própria polícia já demonstrou desinteresse em atender , ainda que reivindicada para pelo menos ter ciência do que está ocorrendo no Cemitério São Bento. Quando não, a polícia demora para chegar e as vítimas acabam indo embora.

ACOMPANHE O VÍDEO FEITO PELO VEREADOR MARCHESE