No dia 02 de abril aconteceu na sede do Sindicato Rural de Araraquara o programa de capacitação sobre o plantio e a colheita da uva, sendo a sensibilização – sua primeira fase, que é uma reunião que visa mostrar a importância da fruta como fonte de renda.
Em havendo interesse é então lançado o curso propriamente dito, desenvolvido em módulos durante o ano. Cerca de duas dezenas de produtores rurais interessados em desenvolver essa cultura em Araraquara se apresentaram e demonstraram interesse em participar do programa.
A reunião no auditório do sindicato foi coordenada pelo instrutor Pedro Luis da Silva, questionado sobre a influência da temperatura alta de Araraquara, pois historicamente as uvas são plantadas em regiões frias.
Pedro Luís respondeu que não: “As zonas com maior aptidão para plantio de uvas para consumo in natura abrangem os estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba e a quase totalidade do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
O programa, de acordo com o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, tem alguns fatores importantes além de capacitar os produtores de frutas para o empreendedorismo e a gestão do negócio: “Posso dizer que ajuda o produtor a elaborar o planejamento estratégico da propriedade e, consequentemente, eleva a renda e a produtividade. As ações envolvem todos os processos da cadeia produtiva e possibilitam aprofundar conhecimento nas áreas econômica, social e ambiental e na gestão do negócio”, completou.
O Programa Produtores de Uvas tem duração de nove meses e pode dispor de até 15 vagas que ao final do curso poderão colher produtos saudáveis, competitivos no mercado e menor agressão ao meio ambiente.
Confira abaixo os módulos que serão realizados no programa:
1- Escolha da área
2- Produção de Mudas
3- Implantação do vinhedo
4- Manejo e tratos culturais
5- Pragas e doenças
6- Colheita, pós-colheita e comercialização
7- Custos de Produção