Home Agronegócio

Senar e Sindicato Rural realizam curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas na Entre Rios

Dividido em dois módulos bem interessantes o curso orienta o participante na manutenção dos tratores agrícolas bem como na sua operação. São 40 aulas desenvolvidas na empresa que requisitou a capacitação. Neste caso, o Sindicato Rural e o Senar levaram em janeiro o aprendizado até Boa Esperança do Sul.

101
A manutenção do trator agrícola quando feita de forma criteriosa apresenta incontáveis benefícios à empresa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), por meio do Sindicato Rural de Araraquara, realizou o curso de Capacitação em Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, voltados para os trabalhadores rurais, neste caso, empregados da Fazenda Entre Rios, pertencente a Citrosuco no município de Boa Esperança do Sul.

O curso em questão possibilitou a capacitação dos agricultores para a operação de tratores agrícolas no preparo de solo, como aração, gradagem, roçagem, entre outras formas, bem como orientou os alunos para a correta condução das máquinas, e os cuidados tanto nas operações como na manutenção das máquinas agrícolas, na troca de filtros, lubrificação e mecânica.

Os participantes do curso com o instrutor Marcelo Perrone

De acordo com o coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas “o programa além de promover a capacitação técnica e conhecimento prático aos alunos, possibilitou ao trabalhador atuar em diferentes pontos da propriedade tendo uma visão ampla e diferenciada em relação a área rural”.

Já o instrutor Marcelo Perrone, do Senar, destacou que a manutenção é muito importante pois congrega operações realizadas, visando à conservação do trator de forma a mantê-lo em condições de uso. “Quando realizada no período certo e de forma correta, a manutenção garante um melhor aproveitamento da máquina e maximiza sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional”, disse ele.

O período de manutenção preventiva de tratores agrícolas pode variar de marca para marca, portanto, “o manual do operador” deve estar sempre à mão. Não é considerado aqui – quando se fazer a manutenção, e sim como se fazer, completou Perrone.

Modelos de tratores estudados pelos alunos, de acordo com cartilha do Senar

Segundo João Henrique o curso agora se dividiu em duas partes para que os participantes possam ter conhecimento mais ampliado, inicialmente na manutenção e posteriormente na operação. Isso se torna ainda mais proveitoso e com maior capacidade de assimilação, justificou.

Assim, na Entre Rios a primeira parte do curso – manutenção – foi realizada nos dias 16, 17 e 18, com duração de 24 horas/aula; a segunda etapa aconteceu nos dias 19 e 20 com mais 16 horas/aula. “Houve um excelente comprometimento de todos, demonstrando grande interesse em aprender ou então aperfeiçoar as normas de trabalho”, destacou o instrutor.