Home Agronegócio

Senar mostra importância do trabalhador rural conhecer o conteúdo da NR 31.7

258
Fabiana Azevedo de Souza Martins em curso do Senar para capacitar trabalhadores sobre o uso correto dos agrotóxicos

Visando a segurança e o bem estar dos seus funcionários, a Usina São Martinho, antiga Santa Cruz, localizada no município de Américo Brasiliense neste ano de 2021, uma série de cursos permitindo que os avanços do trabalho no campo sejam disponibilizados aos trabalhadores.

Assim, no período de 8 a 10 de dezembro aconteceu na unidade um curso para 10 alunos, ministrado pela instrutora do Senar, Fabiana Azevedo de Souza Martins, que ressaltou a importância do funcionário encontrar sempre – ambientes de trabalho, seguros e saudáveis, em conformidade com o disposto nesta Norma Regulamentadora, 31.7.

“A Santa Cruz que pertence ao grupo São Martinho sempre muito atenta a segurança e saúde dos aplicadores de defensivos agrícolas tem realizado treinamentos do SENAR em parceria com Sindicato Rural de Araraquara focando conceitos de segurança, saúde e higiene, além do entendimento pelos participantes dos fatores de risco”, comentou a instrutora na abertura do curso.

Aula teórica sobre a NR 31.7 na Usina Santa Cruz

Fabiana Martins, que é engenheira agrônoma, chega a ressaltar que o curso mostra o interesse do produtor rural e de todos que atuam no setor – no correto uso dos defensivos agrícolas: “Isso naturalmente impede que ocorram danos à saúde do aplicador, e da população e ao meio ambiente”, argumentou.

Para ela o envolvimento dos alunos foi muito produtivo, havendo grande comprometimento deles e da própria empresa; os colaboradores são participativos e atentos às medidas de segurança, proteção e higiene estipulados pela NR 31.7 e seguidas pela empresa”, concluiu.

Sobre o trabalho realizado pelo Senar SP, o seu coordenador regional engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, lembrou que “o importante é proporcionar conhecimento ao produtor para que as orientações técnicas e gerenciais sejam executadas corretamente. Assim, será possível atingir as metas e os objetivos planejados”, destaca.

Participantes do curso realizado em dezembro

Na verdade, o Senar oferece mais de 300 cursos, gratuitos e presenciais, nas áreas de aquicultura, agroindústria, agricultura, extrativismo, fruticultura, pecuária, silvicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviços. Os produtores rurais ou empresas interessadas em programar cursos de capacitação para os seus trabalhadores devem entrar em contato com a secretaria do Sindicato Rural em Araraquara.