Araraquara perdeu neste sábado (28) um dos nomes mais importantes da medicina, o anestesiologista José Henrique Scabello, filho de conceituada família e que teve destacado papel em nossa socidade. Por cerca de 6 anos foi presidente do Clube Araraquarense, o aristocrático.
As causas da morte não foram reveladas pela família, porém “Scabello” como era conhecido vinha enfrentando problemas de saúde. Ainda assim, sua disposição em levar a vida em frente era grande e todos tinham nele uma profunda admiração e respeito, principalmente pela ética profissional.
Scabello, contam os amigos, era apaixonado pela cidade; viveu o período emergente de Araraquara, a partir dos anos 70, onde fincou raízes após sua formação profissional, tornando-se um dos profissionais mais requisitados na área da anestesiologia, o que lhe valeu a criação de uma empresa – o SAARA, ao lado de alguns colegas médicos.
Com 76 anos, além de deixar grandes exemplos ligados à sua carreira profissional, era vista permanentemente nele a marca de um sorriso humilde, que também passa a fazer parte da trajetória que a todos inspirava como modelo para novas gerações.
Casado com Marisa Saraiva Pereira Lima, filha do fundador da Associação Ferroviária de Esportes, Antonio Tavares Pereira Lima, Scabello teve quatro filhos: Marina, Fernando, Cristina e Henrique. Porém, houve a separação, mas ele sempre se manteve próximo da família com sua eterna demonstração de carinho. Manteve anos depois um relacionamento com Ana.
Sua enorme amizade e participação ativa na sociedade local o conduziram a presidência do Clube Araraquarense por dois mandatos consecutivos nos anos 90. Foi neste período, considerado o mais importante no processo de transformação comportamental da cidade, pois Clube Araraquarense e Clube 22 de Agosto disputavam a primazia dos shows e eventos, que surgiu Scabello com iniciativas inovadoras, colocando o aristocrático no top das entidades recreativas do interior.
As manifestações de carinho e solidariedade aos familiares invadiram as redes sociais neste sábado, reconhecendo a figura extremamente caritativa de José Henrique Scabello. Seu sobrinho, Alexandre Volpe, filho do ex-jogador Pio (Osmar Alberto Volpe), resumiu em nome da comunidade o que Scabello representou a todos nós:
“É assim que vou lembrar de Você… Tio, Amigo, Parceiro… Barretos não será mais o mesmo. A confraria vai ficar mais triste…. Quanta saudade vou sentir… Mas posso falar que aproveitei esse cara fantástico, esse amigo. Obrigado Tio por todo carinho comigo e com toda nossa Família. A saudade bate forte, mas as lembranças e toda sua força e alegria sempre estarão no nossos corações… Te Amo muito…”.
A confraria a que Alexandre se refere, eram reuniões realizadas mensalmente com um grupo de amigos para conversas descontraídas e que hoje ficam menos alegres e festivas, sem o “Zé”.
Seu sepultamento no Cemitério São Bento se deu no final desta tarde. Siga em paz, doutor.