
Para todo Santa Angelina e região do Jardim Primavera foi uma perda irreparável: foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira o empresário José Carlos Lapena, 76 anos. Familiares e inúmeros amigos acompanharam inicialmente o velório no Memorial Miceli, na Rua Gonçalves Dias. O sepultamento ocorreu por volta das 16h30 no Cemitério São Bento em Araraquara.
Por dois anos, o “Carlão do Auto Eletro” como era conhecido, acometido pela Doença de Parkinson, doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa, vinha lutando pela vida como verdadeiro guerreiro, por sinal seu lema na vida pessoal e profissional, tamanho os desafios que teve pela frente.
Nascido em Pedreira, no Estado de São Paulo, desde criança vinha morando em Araraquara; ainda jovem instalou o Auto Eletro na Avenida 36, sendo um dos pioneiros na povoação comercial deste importante corredor da cidade. Sua morte praticamente coincide com o falecimento do sócio por 30 anos, Antonio Parelli Filho, ocorrido no dia 16 de março.
Doente, ele já havia passado os negócios para o filho Joel Lapena, 45 anos, que segue os caminhos trilhados pelo pai. Nesta segunda pelas redes sociais, fez uma despedida bem segura: “É com muita tristeza que venho comunicar o falecimento do meu pai. Agora está em uma nova missão mas sempre ao meu lado. Adeus meu pai”.
Em agosto, o Auto Eletro Carlão, nome que será mantido como homenagem ao pai, comemorará 60 anos de atividades na Avenida 36. Era um tempo em que as corridas de carro em circuito de rua eram realizadas neste corredor. Para o Carlão sempre foi essa uma das lembranças que preservou na memória e lembrava das competições com muito carinho. “Eu vi o Chico Landi correr, passava em frente da minha auto eletro”, contava com orgulho.
Os amigos que sempre passavam pela oficina diziam que “era um bom dia abraçar o Carlão, pela sua alegria e a forma com que tratava as pessoas sempre com muito respeito e humildade”. Era um apaixonado pela Ferroviária, tendo sido levado para ser diretor no clube pelo amigo e sócio na empresa Antonio Parelli Filho.
Carlão deixa viúva Vera Lúcia Lapena, professora sempre atuante no IEBA e participante ativa na organização dos Jogos da Primavera, dos quais Carlão também não se negava em ajudar. Deixa também os filhos Joel (46 anos), César (43), Ismael (42) e Silvia (40), além de netos e bisnetos.
O médico Luiz Cláudio Lapena Barreto, o doutor Lapena, também expressou o sentimento de perda do seu tio nas redes sociais: “Hoje meu tio Carlão foi ao encontro do Criador. Ele foi meu tio, meu irmão, meu pai, meu amigo, em cada fase da minha vida. Tenho certeza de que está sendo bem amparado pela Espiritualidade. A saudade será enorme!”.