Mais duas servidoras municipais da Educação de Araraquara foram positivadas para covid-19 nesta quinta-feira (6). Ambas trabalham do CER Cyro Guedes Ramos, no Santa Angelina, sendo uma merendeira e outra agente educacional.
Mesmo com as duas positivadas trabalhando na unidade no período da manhã, os demais servidores não foram dispensados. A merendeira e a agente foram levadas à UPA. Umas delas passou mal ao receber a notícia de que estava com covid-19.
De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), “os servidores receberam ordens para não comunicar os pais dos alunos!”. Mais testes serão feitos à tarde.
Ao todo, nove servidores da Educação foram contaminados em CERs nesta semana. Todos estavam em trabalho presencial nas unidades, conforme determinação da Prefeitura, apesar da categoria estar em greve sanitária desde 5 de abril, com o objetivo de “proteger vidas”.
“São mais nove trabalhadores que poderiam estar seguros cumprindo sua função a partir de casa, mas que foram obrigados pelo governo Edinho a irem trabalhar presencialmente e agora precisarão lidar com diversos riscos terríveis: de morrer, deixar filhos órfãos, de contaminar e ser responsável pela morte de outras pessoas, de ter sequelas para o resto da vida”, reforçou o Sismar em publicação oficial.
As informações serão levadas ao conhecimento do Ministério Público do Trabalho (MPT), que já tem procedimentos investigando a falta de segurança sanitária das escolas para aulas presenciais.
O Sismar reforça apelo à categoria para que não vá ao trabalho presencial. “A greve foi deflagrada justamente para poder proteger vidas. Temos centenas de servidores protegidos, nenhum grevista foi contaminado neste mês de greve”, ressalta.
A Prefeitura informou, por meio de nota, que continua com as ações de monitoramento e controle da covid-19 no ambiente escolar e que a Secretaria Municipal da Educação realizou testagem em algumas de suas unidades nesta quinta-feira (6), incluindo o CER Cyro Guedes Ramos, onde dois profissionais foram positivados e, assintomáticos, foram encaminhados para atendimento na Saúde, para orientações médicas.
“A testagem continuou no período da tarde e o balanço final será divulgado assim que os números de hoje forem fechados, assim como as medidas a serem adotadas, em cumprimento ao decreto municipal em vigor. Como vem sendo feito, no final dos trabalhos diários de testagem, os pais dos alunos também são comunicados, quando há necessidade de adoção de outras medidas”, afirmou a administração municipal.
A Secretaria Municipal da Educação salienta que mantém a transparência de todo o processo de testagem de profissionais e alunos nas unidades escolares e repudia qualquer tentativa de desqualificação da iniciativa e distorções dos fatos a respeito desse monitoramento, cujo principal objetivo é fazer a busca ativa (ou seja monitorar a existência do vírus), conter a transmissão da Covid 19 e criar um ambiente seguro para a comunidade escolar.
Toda a política de testagem da Secretaria da Educação vem sendo amplamente divulgada. Vale reforçar que a média de positivados nas unidades escolares é de 1% do total dos testes, sendo que, no conjunto da sociedade, conforme boletim de hoje, a média é de 6% de positivados.
Casos de covid-19 identificados em cinco escolas (quatro delas com dois casos cada):
- CER Judith de Barros Batelli, no Selmi Dei, 2 casos
- Profª Maria Enaura Malavolta Magalhães, no Vale do Sol, 1 caso
- CER Profº Dr José Alfredo Amaral Gurgel, no Adalberto Roxo, 2 casos (esta unidade já teve outros 10 infectados e uma delas faleceu)
- CER Cyro Guedes Ramos, no Santa Angelina, 2 casos
- CER Maria da Gloria Fonseca Simoes, no Jd. Maria Luiza, 2 casos