Home Destaques

Sesi dá suporte à indústria para a criação de academias corporativas

Coordenador de Relações com a Indústria e Comunidade do Sesi Araraquara e Matão fala sobre a novidade que vai proporcionar atividades físicas monitoradas aos industriários

113
Fábio Salomon, coordenador de Relações com a Indústria e Comunidade do Sesi Araraquara e Matão

O Sesi está lançando uma grande novidade para a indústria, a academia corporativa. De acordo com Fábio Salomon, coordenador de Relações com a Indústria e Comunidade do Sesi Araraquara e Matão, a iniciativa surgiu da observação de uma das principais demandas dos trabalhadores: a atividade física.

“Alguns exemplos são academia, atividades ao ar livre, ciclismo amador, principalmente atividades em que ele consiga fazer fora de sua rotina, principalmente fora de casa. O confinamento contribui naturalmente para o desejo de se movimentar e fazer uma atividade prazerosa”, avalia Salomon.

Mas como toda atividade física envolve cuidados com a saúde, deve ser orientada por um profissional de educação física sempre que possível. Além do cuidado com as lesões e também com o progresso que seu corpo irá apresentar, é importante tomar o cuidado com o coronavírus, colocando em prática todas as orientações das autoridades de saúde.

“O que nós temos visto na relação das empresas com esse momento atual de pandemia, é um controle rigoroso de regras de distanciamento, uso de máscaras e escalonamento dos trabalhadores, disposição e obrigatoriedade de utilização de álcool em gel, e priorização dos espaços ventilados e abertos. No entanto, o trabalhador, naturalmente tem uma vida fora da empresa, e procura por opções de lazer e saúde para ele e sua família”, acrescenta.

Com a academia funcionando dentro da empresa, o Sesi consegue contribuir ainda mais para a qualidade de vida dos industriários. “A Empresa disponibiliza um espaço (em tempos de pandemia, priorizamos espaços abertos e maiores), e o Sesi oferece um profissional próprio do Sesi, materiais que serão utilizados na aula e uma metodologia própria”, explica Salomon.

Dentro desse universo, podem ser trabalhadas a própria academia tradicional (aparelhos de musculação, esteira, bicicleta) ou pode ser montada uma academia funcional (uma academia com aparelhos mais leves e materiais como bola, pesos, borrachas, corda para pular) em formato de circuioto ou mesmo uma aula, como pilates e yoga.

No caso de empresas que não dispõe de um local em suas dependências para essa prática, o Sesi oferece suas instalações para que a empresa tenha um determinado horário para seus trabalhadores. “Inclusive podem ser formadas turmas de natação, corrida e caminhada entre outras modalidades”, conclui.

As empresas interessadas em montar uma academia corporativa pode entrar em contato com Fábio Salomon pelo e-mail fabio.salomon@sesisp.org.br ou telefone (16) 98256-0238.