Home Agronegócio

Sindicato Rural comemora na AgroShopping Show o “Dia do Agricultor”

Dia do Agricultor foi comemorado em Araraquara nesta sexta-feira de uma forma diferente dos anos anteriores: com uma feira apresentando máquinas e implementos, além de orientações técnicas vindas de especialistas ligados ao setor agrícola. Na abertura, Missa em Ação de Graças com o padre Luiz Antenor.

90
Participantes da cerimônia realizada nesta manhã no Jaraguá em homenagem ao Dia do Agricultor

O “Dia do Agricultor” está sendo comemorado nesta sexta-feira (28) pelo Sindicato Rural de Araraquara dentro do AgroShopping Show, evento que visa propagar o agronegócio apresentando as tendências da atualidade em máquinas, implementos e insumos, além de oferecer tecnicamente orientações sobre o plantio e colheita das culturas agrícolas.

Nesta manhã no auditório do cinema no Shopping Jaraguá os organizadores do evento, além da missa celebrada pelo padre Luiz Antenor Botelho em ação de graças à data, tivemos um ciclo de palestras , com temas diretamente ligados ao agro. A presença de profissionais envolvidos aos negócios do campo valorizou o acontecimento, disse o presidente Nicolau de Souza Freitas, do sindicato.

Na abertura da cerimônia, o dirigente além de agradecer os organizadores do evento, enalteceu o trabalho do agricultor e ressaltou sua figura como protagonista das constantes mudanças, antes regulada de gerações em gerações. As inovações na atualidade são rápidas demais, exigindo um podendo de concentração muito forte em torno da preparação do solo, plantio, colheita e colocação do produto no mercado, disse Nicolau ao RCIA.

“A geração responsável pela expansão das fronteiras agrícolas nos anos 70 e 80 também preparou seus sucessores. Com uma formação escolar mais completa, um olhar mais técnico para o negócio e uma grande abertura para o uso de tecnologia, a nova geração vem assumindo protagonismo em uma agricultura que precisa se manter competitiva, enfrentando desafios mais complexos decorrentes dos impactos das mudanças climáticas e das exigências regulatórias” comentou.

De fato, segundo pesquisas divulgadas recentemente, na faixa etária entre 25 e 44 anos, correspondente a 58% dos pesquisados, foi constatado que 95% deles têm maior familiaridade em relação ao uso da internet na busca por informações sobre o clima, técnicas ou cotações, enquanto esse percentual cai para 60% entre aqueles acima de 55 anos. Em ambos os casos, o principal acesso se dá pelo uso de smartphones (38,5%).

A pesquisa sobre “Inovação no agronegócio e a qualificação do produtor brasileiro na era digital” apresentou um panorama atual do agronegócio em relação aos desafios e oportunidades, mostrando o perfil do agricultor brasileiro, além de identificar as percepções de quem trabalha diretamente na aplicação das tecnologias de proteção de cultivos em relação às abordagens de treinamentos.

O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, representando o prefeito Edinho Silva, seguiu na mesma linha – ressaltando a importância do homem do campo. Para ele, o agro fortalece sobemaneira a economia brasileira, porém, dentro deste contexto está o valor do produtor rural.

O diretor do Sindicato Rural, Marcelo Xavier Benedette, que contribuiu decisivamente com os organizadores do evento, dado aos seus conhecimentos com o setor agrícola faz parte da nova geração de agricultores na região de Araraquara. Hoje, o produtor ali sua experiência aos movimentos de renovação da agricultura, mas quando precisa – não nega – recorre ao pai Reginaldo Benedette.

É verdade, diz Marcelo, os estudos revelam que o setor agrícola está inserido em um contexto de grandes desafios, que impulsionam transformações no seu modelo de negócio e que o avanço nessa jornada vai exigir, cada vez mais, acesso à inovação. Se hoje ela já é uma grande aliada do agronegócio, em breve, a inovação deverá ser ainda mais inclusiva. Por isso, é tão importante entender como o agricultor brasileiro – grande agente desse processo no campo, está se preparando.”

Por essa razão as palestras desta manhã alinhadas com novas regulamentações, salientam essa importante mudança na vida do agricultor que esteve presente para acompanhar especialistas do agronegócio, como a advogada Miréia Campos Gandolfi que falou sobre o Direito Previdenciário; Elisabete Santos, sócia da Descon Contábil e Fabiano Souza, gestor do Departamento Pessoal na Gescon Contábil.

A AgroShopping Show com exposição de máquinas, implementos agrícolas e demais ferramentas ligadas ao setor permanece aberta nesta sexta e sábado, se encerrando no domingo em área do Shopping Jaraguá. É um evento organizado pelo Grupo Gens.

TADEU ALVES NA AGROSHOPPING SHOW NO DIA DO AGRICULTOR