Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar capacitam trabalhadores para operação com pá carregadeira

Operar com máquinas agrícolas exige uma série de cuidados e muito embora muitos trabalhadores tenham experiência, é chegada a hora da certificação, que é uma exigência da legislação trabalhista.

147
A euforia em receber a certificação

O Sindicato Rural de Araraquara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR SP), realizaram o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, voltado para Pá Carregadeira, na Usina Santa Cruz, com o objetivo de capacitar alunos de forma eficiente e segura, com procedimentos de manutenção e conservação da máquina.

Os alunos receberam aulas com as técnicas de segurança e normas no trabalho utilizando a máquina pá carregadeira. Na grade havia o ensinamento para funcionamento, planejamento de trabalho, saúde e segurança do trabalhador, legislação de trânsito, comandos e dispositivos da cabine, manutenção, componentes, entre outros. Alguns já possuíam certa experiência com o equipamento, porém é preciso de certificação para que possam trabalhar. Assim sendo, os alunos passaram por avaliação para aprovação, outros tiveram o contato pela primeira vez.

Participantes durante aula teórica

Enfatizando que também foram apontadas dicas necessárias para ter um bom desempenho com o equipamento, o funcionamento dos comandos, transporte e questão de segurança, já que o mercado de operadores de máquinas pesadas tem se tornado um ramo com muitas demandas e campo de trabalho.

O curso contou com a presença do instrutor do SENAR, Lucas Rangel que explicou a importância da capacitação. Segundo ele, esses cursos são importantes, pois ajudam a aperfeiçoar o funcionário, o que acaba influenciando no desempenho das funções do dia a dia na fazenda ou na área de trabalho. “Por isso, parabenizamos a todos pela busca de conhecimento e ficamos agradecidos em ouvir dos alunos que cada um aprendeu e que esperava por essa oportunidade”, completou.

Já o coordenador regional do SENAR SP, o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, destaca que de fato o objetivo principal foi capacitar alunos a operar a máquina de forma eficiente e segura, com procedimentos de manutenção e conservação do equipamento. “Hoje trabalhar com máquinas é uma profissão que propicia um excelente salário, além do que, é um mercado de trabalho em expansão, tendo em vista o crescimento do agronegócio”, argumentou o coordenador.

Aula prática na Santa Cruz

O curso oferecido foi uma opção importante de capacitação para os sete alunos que integraram a equipe. O andamento do curso e o sucesso da sua realização levou inclusive João Henrique a fazer elogios pelo comprometimento de cada participante: “Parabéns aos alunos, pelo empenho e dedicação, o que resultou em 100% de aprovação! Muito obrigado ao instrutor pelos ensinamentos, e ao SENAR pelas parcerias em vários cursos desenvolvidos na base territorial do nosso Sindicato Rural”, justificou.

Ele aproveitou para reforçar que os cursos oferecidos em parceria com o SENAR, são totalmente gratuitos, incluso material didático e alimentação. “Gerando capacitação certificada para quem tiver o interesse de participar, basta ficar de olho nas publicações e acompanhar os cursos que são oferecidos em cada mês”, completou.