Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar comemoram 30 anos de parceria e capacitação do trabalhador rural

O grandioso trabalho das duas entidades formando profissionais ou dando a eles a oportunidade de renovarem seus conceitos na prestação de serviços.

28
Trinta anos são passados e para o Sindicato Rural foi uma noite de festas instalando o Senar em Araraquara. A histórica foto: Beto Munhoz, João Baptista de Oliveira Neto, Hélio Segnini e Nicolau de Souza Freitas

Foi em 1993, 10 de novembro, que em assembleia, a diretoria do Sindicato Rural de Araraquara autorizou seu então presidente João Baptista de Oliveira Neto – 1992 e 1995 – assinar um protocolo de intenções e convênios com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

O órgão havia sido criado em 1991, sendo uma entidade vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o objetivo de organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.

Na mesma assembleia, além de assumir esse compromisso a diretoria o escolhe para ser o primeiro coordenador do Senar em Araraquara, estando o seu nome inserido em uma instituição que 30 anos depois vê cumprido com brilhantismo o seu papel, sempre com dignidade e respeito ao trabalhador e produtor rural.

Com o Senar SP, instituído em 1993 a diretoria passa a promover cursos com maior intensidade visando capacitar o produtor rural nas atividades desenvolvidas no campo.

Nicolau de Souza Freitas, João Baptista de Oliveira Neto ao lado do diretor Lourival Letício e Ivo Najn, para aprovação do convênio com o Senar

Foi esta uma das preocupações do ex-presidente João Baptista de Oliveira Neto e que agora Nicolau de Souza Freitas estava procurando seguir, liberando os cursos “Manejo de Praga em Citrus” e “Doma Racional”, como forma de também propagar as ações de um governo que se perpetuaria pela aproximação aos proprietários de pequenas propriedades. Era o começo de um importante trabalho social.

Passados 30 anos, coordenado pelo engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, o Senar tem cumprido o seu papel com brilhantismo, capacitando pessoas lhes dando uma formação profissional na agricultura e pecuária.