
No sábado passado (11) o Sindicato Rural de Araraquara promoveu nas dependências do Restaurante Jeca Tatú sua tradicional Festa de Confraternização, reunindo para tanto diretores e associados. O encontro serviu para que a diretoria fizesse um relato das atividades cumpridas na temporada.
Segundo o relatório apresentado, a parceria entre o sindicato, a Faesp e o Senar possibilitou neste ano de 2021, período de janeiro a novembro a realização de 91 cursos de formação profissional com 909 participantes; na área de Promoção Social foram 28 cursos com 257 participantes; o sindicato também organizou dois eventos durante o ano com 111 pessoas; além disso, foram 8 programas com 79 módulos reunindo 695 participantes.
O Sindicato, a Faesp e o Senar também promoveram uma campanha de testagem para Covid-19, realizando 2.700 testes no período mais crítico da pandemia e confeccionou cerca de 12 mil máscaras distribuídas aos produtores e trabalhadores rurais, doando essas máscaras as prefeituras de cidades que fazem parte a base territorial do sindicato.
Na abertura do evento o presidente Nicolau de Souza Freitas destacou a importância da confraternização ressaltando que por conta da pandemia as pessoas se afastaram e que agora – era hora de voltarmos a ter uma convivência mais plena: “Devemos é verdade ter cuidado, seguir protocolos, estabelecer regras, mas graças a Deus estamos vendo a pandemia ir embora”, argumentou.
Para ele, foi um ano de grandes dificuldades para a classe produtora rural, mas os obstáculos foram superados e as perspectivas para a retomada são as melhores possíveis: “O caminho a ser seguido agora é de muita paciência e de chamamento para a criação e implantação de projetos. Em todos os setores temos que agir com cautela e responsabilidade”, destacou o diriugente.
O coordenador regional do Senar João Henrique de Souza Freitas comemorou o sucesso dos curcos de capacitação e treinamentos ministrados aos produtores e trabalhadores rurais: “Mesmo em plena pandemia criamos formas diferenciadas para promovermos o ensinamento e devemos de fato festejar o êxito deste trabalho produtivo; conseguimos envolver centenas de pessoas, dando a elas, a oportunidade de ascensão na atividade profissional”, lembrou.
Também o diretor financeiro do sindicato, Marcelo Xavier Benedette, entende que – as dificuldades ainda que tenham sido globalizadas, onde todos sentiram recuo em investimentos, o campo ainda demonstrou fôlego e soube administrar os problemas. “Colocamos os pés no chão pois sabíamos que os impactos poderiam ser violentos; nós como entidade caminhamos de forma segurança e o nosso objetivo nesta retomada ainda será de cautela, mas com otimismo de uma reconstrução rápida da economia”, afirmou.
Com a chegada do Papai Noel e um almoço preparado com o requinte do Jeca Tatu o Sindicato Rural encerrou sua Festa de Confraternização com apresentação de vídeo que narra momentos importantes da história do campo, onde o trabalho da sua gente tornou Araraquara uma cidade hospitaleira e com enorme potencial econômico.
CONFIRA GALERIA DE FOTOS