Home Destaques

Tempo seco e inverno: especialista dá dicas de como manter a saúde respiratória nesse período

“O uso no nariz do soro fisiológico várias vezes ao dia é fundamental, bem como tomar bastante água”, comenta o pneumologista Dr. Eduardo Hage

68
O pneumologista da Unimed Araraquara Dr.Eduardo Hage

Durante o Inverno, o aumento de doenças respiratórias é muito comum. A combinação do clima frio ao tempo seco agrava a situação e provoca um aumento dos sintomas relacionados às alergias e doenças inflamatórias, sejam elas infecciosas ou não.

Segundo o pneumologista da Unimed Araraquara Dr.Eduardo Hage, para quadros de ressecamento, principalmente nesse período, o uso no nariz do soro fisiológico várias vezes ao dia é fundamental, bem como tomar bastante água. O especialista também recomenda a circulação por lugares arejados, além do controle do uso de substâncias com cheiros fortes, como produtos de limpeza.

“Sabe o porquê de tudo isso? Porque tudo que irrita as nossas vias aéreas vai formar secreção e infectar. Isso é a principal causa, hoje, de intercorrências respiratórias nesta época do ano”, comenta. 

Aos pacientes que sofrem de rinite – cerca de 40% da população segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) –  o pneumologista lembra que a doença não tem cura e que a mesma pode descompensar crises de asma. Para essa parcela, o caminho é a prevenção. 

“É a mesma coisa que a pessoa que tem pressão alta: ela vai tratar para o resto da vida. Se vai tomar remédio, ou não, varia de caso a caso, mas um controle será necessário. Então, não abandone o tratamento nesta época do ano. Siga seu médico, as orientações e faça as medicações de forma correta. Não interrompa”, finaliza.